Dueto da Tuna Feminina do Orfeão do Porto com a Tuna Universitária do Porto vence Celta
XXVII edição do Certame Lusitano de Tunas Académicas contou com cerca de 400 tunos em duas noites no Theatro Circo.
O dueto da Tuna Universitária do Porto (TUP) e da Tuna Feminina do Orfeão do Porto (TUNAF) foi o grande vencedor da XXVII edição do CELTA – Certame Lusitano de Tunas Académicas.
Nesta iniciativa organizada pela Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, o mesmo dueto formado pela TUP e a TUNAF venceu ainda o Prémio de Melhor Solista. O júri decidiu entregar o segundo lugar desta edição do CELTA, que decorreu na sexta-feira e no sábado à noite no Theatro Circo, ao dueto formado pela Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (TAIPCA) e a Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (TFIPCA), a quem também foi entregue o Prémio de Melhor Instrumental.
O terceiro lugar foi conquistado pelo dueto formado pela Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, e a Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior (C’a Tuna aos Saltos), que também venceu o Prémio de Melhor Estandarte.
Por fim, o Prémio de Melhor Pandeireta foi atribuído ao dueto formado pela Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa (TUIST) e a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico de Lisboa (TFIST). Recorde-se que, para além desta tunas vencedoras, na 27.ª edição do Celta – Certame Lusitano de Tunas Académicas, participaram os duetos compostos pela Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto (TAULP) e a Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto (TFULP) e a Copituna D’Oppidana a Egitúnica.
Ao todo passaram, ao longo do fim de semana cerca de 400 tunos pelo palco do Theatro Circo, contando com os elementos das tunas e grupos que particparam a título de extra-concurso e que pertencem à Universidade do Minho. Outro dado não menos importante é o facto da principal sala de espetáculos da cidade de Braga ter praticamente esgotado nos dois dias do certame.
Por isso, José Melo, vice-presidente da Azeituna, não podia traçar um balanço mais positivo da inciativa, garantindo que a Tuna de Ciências da UMinho está já a pensar na próxima edição.