Fotografia: Azeituna

Dueto da Tuna Feminina do Orfeão do Porto com a Tuna Universitária do Porto vence Celta

XXVII edição do Certame Lusitano de Tunas Académicas contou com cerca de 400 tunos em duas noites no Theatro Circo.

José Carlos Ferreira
12 Dez 2022

O dueto da Tuna Universitária do Porto (TUP) e da Tuna Feminina do Orfeão do Porto (TUNAF) foi o grande vencedor da XXVII edição do CELTA – Certame Lusitano de Tunas Académicas.

Nesta iniciativa organizada pela Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, o mesmo dueto formado pela TUP e a TUNAF venceu ainda o Prémio de Melhor Solista. O júri decidiu entregar o segundo lugar desta edição do CELTA, que decorreu na sexta-feira e no sábado à noite no Theatro Circo, ao dueto formado pela Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (TAIPCA) e a Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (TFIPCA), a quem também foi entregue o Prémio de Melhor Instrumental.

O terceiro lugar foi conquistado pelo dueto formado pela Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, e a Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior (C’a Tuna aos Saltos), que também venceu o Prémio de Melhor Estandarte.

Por fim, o Prémio de Melhor Pandeireta foi atribuído ao dueto formado pela Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa (TUIST) e a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico de Lisboa (TFIST). Recorde-se que, para além desta tunas vencedoras, na 27.ª edição do  Celta – Certame Lusitano de Tunas Académicas, participaram os duetos compostos pela Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto (TAULP) e a Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto (TFULP) e a Copituna D’Oppidana a Egitúnica.

Ao todo passaram, ao longo do fim de semana cerca de 400 tunos pelo palco do Theatro Circo, contando com os elementos das tunas e grupos que particparam a título de extra-concurso e que pertencem à Universidade do Minho. Outro dado não menos importante é o facto da principal sala de espetáculos da cidade de Braga ter praticamente esgotado nos dois dias do certame.

Por isso, José Melo, vice-presidente da Azeituna, não podia traçar um balanço mais positivo da inciativa, garantindo que a Tuna de Ciências da UMinho está já a pensar na próxima edição.





Notícias relacionadas


Scroll Up