Fotografia: CM Celorico de Basto

Juntas de freguesia e Câmara de Celorico poupam energia no Natal

O presidente da Câmara promete, no entanto, o maior programa de animação de sempre.

Redação/Lusa
9 Dez 2022

A Câmara Municipal de Celorico de Basto e as juntas de freguesia acordaram medidas para poupar energia na época do Natal. No entanto, prometem o maior programa de animação de sempre, avança o presidente do município.

«Congratulo todos os presidentes de junta pelo acordo alcançado, que permitirá ao concelho ter, nesta matéria, uma coerência em todo o seu território», assinala José Peixoto Lima, garantindo, porém, que não faltará animação. Segundo precisa, «apenas os edifícios religiosos e elementos simbólicos serão iluminados, apostando o município na realização de atividades para a dinamização da economia e apoio ao comércio local».

Além das ações específicas da quadra, «serão adotadas outras propostas de eficiência energética, como a redução do fluxo da iluminação de toda a ecopista, a instalação de reguladores horários em todos os jardins e espaços públicos e o corte total, durante alguns períodos da noite, em locais onde seja possível realizá-lo sem prejuízo das condições de segurança». José Peixoto Lima admite tratar-se de medidas «simbólicas, mas necessárias pela realidade atual e como preparação para o futuro».

Apesar das poupanças anunciadas, reforça o autarca, Celorico de Basto vai ter um programa de animação da quadra festiva, que vai ser «o maior de sempre», com a dinamização de um «mercadinho de Natal, dinamização cultural e soluções criativas de decoração que mantenham o concelho apelativo, envolvendo as coletividades e promovendo artistas e produtos locais», conclui.

A “Aldeia Natal”, uma instalação de dezenas de miniaturas de edifícios emblemáticos do concelho, totalmente produzida pelos funcionários da Câmara Municipal, já pode ser visitada. A árvore de Natal e o Mercadinho de Natal, com 12 expositores locais, vão ser inaugurados a 16 de dezembro, com animação até ao dia 24 de dezembro, junto à Casa da Terra.





Notícias relacionadas


Scroll Up