Fotografia: DR

Braga Ciclável quer limpeza «de forma regular» da ciclovia de Lamaçães

A associação lamenta «a falta de limpeza das areias, terra e folhas», que «coloca em risco de queda as pessoas que ali circulam de bicicleta».

Redação
6 Dez 2022

A associação Braga Ciclável pede um «plano de manutenção contínua e preventiva» na ciclovia de Lamaçães, de modo a «evitar o desgaste da mesma e, sobretudo, a evitar colocar em perigo quem ali circula».

Considerando que, depois da intervenção profunda, o desenho atual da ciclovia é «mais seguro» do que o anterior, os órgãos sociais da Braga Ciclável lamentam, porém, «a falta de limpeza das areias, terra e folhas coloca em risco de queda as pessoas que ali circulam de bicicleta».

«Oferecemos ao município o conhecimento relativo à existência de manuais de manutenção da SUSTRANS, informações da Cycling Embassy of Denmark, o site de Helsinki que tem um mapa ao vivo dos planos e das limpezas, o site do Bicycle Dutch ou muitos outros que facilmente poderão encontrar numa breve pesquisa com as palavras “Maintenance Cycle Path Winter”», referem em comunicado, salientando já terem efetuado «três solicitações às entidades competentes (Município,UF e AGERE), dando conhecimento da situação a toda a vereação».

A associação pede, assim, que alguns locais sejam revistos «pois em dias de chuva há acumulação de água em algumas parte» da ciclovia». «Sugerimos ao município de Braga que envie uma equipa da mobilidade para efetuar uma visita ao terreno em dia de chuva intensa para perceberem os problemas», pode ler-se.

Uma vez que «a falta de limpeza põe em causa a segurança das pessoas que ali circulam», a associação solicita ainda ao município «que efetue as diligências necessárias para que seja efetuada uma limpeza e lavagem profunda da pista ciclável da Avenida João II e efetue essa limpeza e lavagem de forma regular. «Se ainda não existir, solicitamos também que elabore um plano de limpeza e manutenção desta e das restantes pistas cicláveis de Braga e que o mesmo seja tornado público», refere.





Notícias relacionadas


Scroll Up