twitter

Tempo. Chuva regressa este domingo e frio traz gelo e geada

Tempo. Chuva regressa este domingo e frio traz gelo e geada
Fotografia

Publicado em 04 de dezembro de 2022, às 09:02

A chuva está de regresso este domingo.

Após um sábado de sol, o tempo este domingo vai ficar marcado pelo regresso da chuva, sendo mais intensa na região Sul a partir da tarde. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda a possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela durante a manhã, bem como a formação de geada no interior da região Norte. De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu vai mostrar-se geralmente muito nublado, «com abertas até ao final da manhã nas regiões Centro e Sul, e na região Norte durante a tarde». Vão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros fracos, «aumentando de intensidade e frequência na região Sul a partir da tarde». O IPMA prevê também a possibilidade de queda de neve acima nos pontos mais altos da Serra da Estrela, até ao final da manhã.
O vento este domingo vai soprar em geral fraco, «a predominar do quadrante sul, tornando-se a partir da tarde, moderado (até 30 km/h) de sueste nas regiões Centro e Sul e sendo por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas». A previsão do tempo aponta ainda para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, para a formação de gelo ou geada no interior Norte e Centro e para uma pequena subida da temperatura mínima no Centro e Sul.
Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, «diminuindo gradualmente para dois a 2,5 metros», bem como uma temperatura de 16º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas inferiores a um metro, «tornando-se gradualmente ondas do quadrante oeste com um a 1,5 metros, assim como uma temperatura da água entre os 17 e os 18º Celsius.
Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 14º Celsius e uma mínima de 2ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 14ºC, com a mínima a rondar os 4ºC.

Autor: Diana Carvalho