Fotografia: DR

Grupo de Investigação 3B’s distinguido nos Prémios “Os Melhores e as Maiores do Portugal Tecnológico”

Investigação ajudou a desenvolver nova classe de fibras óticas.

Redação
4 Dez 2022

O Grupo de Investigação 3B’s, da Universidade do Minho (UMinho) foi distinguido com o “Prémio Inovação Pedro Oliveira” por um trabalho em torno das fibras óticas vivas. Integrado na cerimónia de entrega dos “Prémios Melhores & Maiores do Portugal Tecnológico”, promovida pela Exame Informática e grupo Visão, o prémio foi entregue ao projeto que deriva do trabalho do doutoramento do agora investigador júnior do grupo de investigação 3B’s, Carlos Guimarães, e que resultou de uma colaboração entre o grupo e a Universidade de Stanford.

O “Prémio de Inovação Pedro Oliveira”, em homenagem ao principal responsável pela criação destes prémios, visa distinguir empreendedores, inovadores, empresas e instituições nas áreas da ciência e tecnologia. Uma das missões deste prémio é amplificar a criação de conhecimento e a geração de riqueza de base tecnológica que se faz em Portugal.

O trabalho galardoado resulta de uma investigação que ajudou a desenvolver uma nova classe de fibras óticas à base de açúcares naturais. Estas estruturas de hidrogéis flexíveis permitem não só detetar processos como deformações mecânicas ou biomoléculas e vírus como o SARS-CoV-2, usando luz, mas também transportar entidades vivas como células humanas. A tecnologia é facilmente adaptável e poderá integrar células de pacientes específicos para testar terapias, representando um importante avanço no contexto de medicina personalizada e de precisão. O trabalho foi supervisionado pelos professores Rui L. Reis (UMinho) e Utkan Demirci (Univ. Stanford), tendo sido já destacado na capa da revista científica Advanced Materials.

Carlos Guimarães reagiu a esta distinção, afirmando que «é um prazer ver todo o trabalho receber este reconhecimento em Portugal».

Já Rui L. Reis, mentor e orientador, sublinhou a relevância de um prémio «bastante relevante de inovação e que é atribuído por duas revistas de referência nas suas áreas de atuação».





Notícias relacionadas


Scroll Up