twitter

O Clube é dos sócios – Iniciativa BL

Na passada sexta-feira tive o gosto de participar numa tertúlia organizada pela Bracara Legion (BL), com o tema “Sporting Clube de Braga – Um mundial de histórias”.

Duas notas de registo:

A primeira, para endereçar os meus parabéns à organização, atribuindo nota excelente, pois demonstraram que são capazes de fazer algo diferente e com sucesso.

A segunda, para lamentar a ausência de qualquer membro da Direção do SC Braga, que, apesar de terem sido convidados, não compareceram, tendo demonstrado, mais uma vez, um completo alheamento face ao principal bem do clube – os sócios e adeptos. De referir que a Bracara Legion sempre esteve presente e disponível para apoiar o nosso clube, em todas as situações – nos sucessos e nos insucessos. Sei bem que foi assim. Assim sendo, atribuo nota negativa à Direção do SC Braga.

Posto isto, é importante salientar a qualidade dos moderadores/apresentadores, bem como dos oradores selecionados, que nos deliciaram com narrativas fantásticas sobre o clube que todos amamos.

O professor João Fernandes, autor do livro do centenário do SC Braga, abordou alguns aspetos interessantíssimos sobre a história do clube, sendo de salientar que o SC Braga não teve somente um fundador, mas um conjunto de pessoas que designou de “pioneiros”. Só isto diz muito da sua génese, pois foi assente em princípios associativos e isso é uma referência da união de todos os bracarenses – passado e presente.

Sameiro Araújo fez uma abordagem muito pertinente sobre o atletismo, e o seu sucesso no panorama nacional, ao qual, não tenhamos dúvidas, deu um contributo enorme na sua qualidade de treinadora. Foi a sua resiliência, o seu não conformismo, e sobretudo a sua frontalidade que contribuíram para levar longe o nome do SC Braga.

Paulino Carvalho, bracarense de “quatro costados”, deliciou-nos com estórias do seu tempo, tendo, no entanto, deixado a assistência com água na boca por não ter contado aquelas “estórias proibidas”. A sua narrativa foi de tal forma absorvente que ninguém deu pelo tempo passar.

Finalmente, o histórico Karoglan, foi igualmente capaz de captar toda a atenção do público, ao partilhar momentos relevantes da sua passagem pelo nosso clube. Karoglan foi e é, indubitavelmente, uma referência do SC Braga.

Por fim, resta lembrar aos organizadores que prometeram repetir este tipo de iniciativa. Isto sim, é o associativismo no seu melhor.

O clube não pode perder esta identidade. É e será sempre dos sócios. Como não me canso de o afirmar.


Autor: João Gomes
DM

DM

1 dezembro 2022