Fotografia: Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda

D. Delfim Gomes ordenado no próximo domingo na Sé de Bragança

Novo bispo auxiliar de Braga é apresentado à Arquidiocese no dia seguinte, na Festa de S. Geraldo, padroeiro da Cidade.

Redação
30 Nov 2022

 arcebispo metropolita de Braga,  D. José Cordeiro, vai presidir no próximo domingo à ordenação episcopal de D. Delfim Jorge Esteves Gomes, nomeado pelo Papa Francisco a 7 de outubro como bispo titular de Dume e auxiliar da Arquidiocese de Braga.

D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, D. António Marto, cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, e vários arcebispos e bispos de Portugal e Espanha serão, também, ordenantes, informou ontem o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

A cerimónia tem lugar na Catedral de Bragança, às 15h00, sendo a liturgia orientada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade com a colaboração de vários acólitos e seminaristas da Diocese.

D. Delfim Gomes é apresentado à Arquidiocese de Braga no dia seguinte à ordenação, 5 de dezembro, na Festa de S. Geraldo, padroeiro da Cidade de Braga, às 17h30, na Sé.

D. Delfim escolheu como lema episcopal “É dando que se recebe”, da Oração da Paz atribuída a S. Francisco de Assis. As suas insígnias episcopais (brasão, báculo, anel, cruz e mitra) assentam nas cores do Nordeste Transmontano, na oliveira e no azeite. 

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up