twitter

Portugal vence na Estónia na qualificação para Europeu feminino de basquetebol

Portugal vence na Estónia na qualificação para Europeu feminino de basquetebol
Fotografia

Publicado em 27 de novembro de 2022, às 18:33

Apesar do triunfo robusto, Portugal não está em posição muito favorável para conquistar o apuramento para a fase final do Europeu de 2023.

A seleção portuguesa feminina de basquetebol venceu hoje na Estónia por 76-52, num jogo de sentido único, da quarta jornada do Grupo G de qualificação para o Campeonato da Europa de 2023, disputado em Tartu.

A base Maria João Correia teve um papel importante no êxito português, cotando-se como a melhor marcadora da partida, com 15 pontos, tendo ainda capturado cinco ressaltos, bem secundada pela extremo Josephine Filipe, autora de 14 pontos, enquanto a poste Maria Kostourkova dominou na luta das tabelas, com nove ressaltos.

Portugal, que ao intervalo vencia por 48-28, consolidou o segundo lugar do agrupamento, a dois pontos de distância da líder Grécia, que hoje bateu por 72-65 a Grã-Bretanha, terceira classificada, em igualdade com a Estónia, quarta e última, ambas a um ponto da seleção lusa.

A equipa das ‘quinas’ reeditou o triunfo do jogo inaugural do agrupamento, no qual se impôs por 62-43 na receção à Estónia, antes de perder com a Grécia, por 57-64, e com a Grã-Bretanha, por 69-76, após prolongamento.

As jogadoras portuguesas entraram a todo o gás e a vantagem de 15 pontos no fim do primeiro período (27-12) não deixava quaisquer dúvidas sobre o vencedor do encontro e muito poucas acerca do desnível elevado do resultado.

Apesar de ter voltado a superiorizar-se no segundo parcial (21-16), a Estónia conseguiu atenuar o desequilíbrio, que se acentuou ligeiramente no terceiro período, com um desfecho invulgarmente baixo (8-6), e no quarto, bastante mais produtivo (20-18).

Apesar do triunfo robusto, Portugal não está em posição muito favorável para conquistar o apuramento para a fase final, reservado apenas aos vencedores dos 10 grupos de qualificação e aos quatro melhores segundos posicionados.


Autor: Agência Lusa