twitter

Investigadora distinguida com prémio Maria de Sousa

Investigadora distinguida com prémio Maria de Sousa
Fotografia

Publicado em 27 de novembro de 2022, às 12:29

Carina Cunha integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde desde 2010. Venceu prémio com projeto sobre comportamento do cérebro quanto é exposto a recompensas ou perigos.

Carina Cunha, investigadora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho foi distinguida com o prémio Maria de Sousa. O projeto galardoado, com um valor monetário de 30 mil euros, pretende identificar um perfil para o grupo de neurónios que são ativados quando somos expostos a recompensas ou perigos.

O trabalho desenvolvido passa por tentar perceber como é que o cérebro capta a informação do meio ambiente onde se insere, seja ele natural ou não, e transformar esta informação em comportamentos que temos de executar. Com o objetivo de atingirmos um resultado positivo ou, por outro lado, evitarmos situações que possam ser negativas para nós.

Este prémio foi criado pela Ordem dos Médicos e a Fundação Bial, há dois anos, em homenagem à imunologista Maria de Sousa, que morreu de covid-19 a 14 de Abril de 2020. Esta distinção destina-se a jovens investigadores até 35 anos com projetos em ciências da saúde. «Este prémio tem três pontos muito positivos. Em primeiro lugar o apoio financeiro que vai proporcionar a continuidade do desenvolvimento do meu projeto. Em segundo lugar o facto de que no contexto deste prémio está previsto um estágio numa insituição, fora do país, de alto renome durante quatro meses, que me permitirá continuar a desenvolver as minhas capacidades, aprender e, para além disso, contribuirá diretamente para a execução do projeto em si. Por fim, a notoriedade evidente deste prémio que na nossa área é bastante relevante a nível curricular, uma valorização tanto pessoal como do trabalho desenvolvido», destaca a investigadora.

O estágio será realizado no Zuckerman Institute da Universidade de Columbia, Nova Iorque.

Desde 2010 que Carina Cunha integra o ICVS, entrando, à época, como estudante de Mestrado, depois de se ter licenciado em Biologia Aplicada, também pela UMinho.

A investigadora concluiu ainda pós-doutoramento em 2019, tendo, nesse ano, garantido uma Bolsa Fullbright para realizar novo pós-doutoramento no Zuckerman Institute.


Autor: Redação