twitter

Diocese quer envolver os jovens no processo de renovação da Igreja

Diocese quer envolver os jovens no processo de renovação da Igreja
Fotografia

Publicado em 27 de novembro de 2022, às 17:27

O Arcebispo de Braga aludiu ontem para a importância de envolver os jovens no caminho de sinodalidade e apontou a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 como uma «oportunidade única e irrepetível».

Falando na abertura da Assembleia Diocesana, em Guimarães, no Dia da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro sublinhou que a presença dos jovens no processo sinodal é «importante para a renovação da Igreja» e que a Arquidiocese está disposta a fazer sinodalidade em comunhão com todos, especialmente com os jovens, sendo a peregrinação diocesana dos símbolos, os Dias nas Diocese e a Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano, em Lisboa, uma «oportunidade única e irrepetível».

O prelado reforçou a sua posição recordando um dos pontos da síntese do processo sinodal da diocese, apresentada no dia 14 de junho de 2022, no Auditório do Espaço Vita, que sublinha a «manifesta a urgência de trabalhar com e para os jovens», de «propor novos caminhos que vão ao encontro dos seus hábitos, e dos seus gostos» e que os «desinstalem» para ajudar a criar «vínculos na comunidade e a responder à missão que receberam no batismo».

«A realidade juvenil está marcada pela Internet, muda rapidamente e constantemente. O jovem está com muitas feridas, é necessário oferecer-lhe uma companhia de viagem de qualidade, uma comunicação adulta na fé», preconizou o Arcebispo.

A propósito, lembrou que, desde o dia 28 de maio, já foram crismados na Diocese de Braga mais de 6 mil jovens. Só ontem receberam o Sacramento da Confirmação 325 jovens do Arciprestado de Cabeceiras de Basto.

Neste início do novo Ano Litúrgico e Pastoral, com o tema “Juntos, somos Igreja sinodal e samaritana. Onde há amor, aí habita Deus”, o Arcebispo desafiou também os próprios jovens a fazerem e a promoveram a sinodalidade, preferencialmente através de grupos constituídos nas paróquia, e pediu aos adultos para os acompanhar, num processo de «escuta criativa do Espírito Santo», de «escuta de uns aos outros e de uns com os outros».

D. José Cordeiro referiu-se ainda à Vista Pastoral à diocese, que inicia hoje, I Domingo do Advento, no Arciprestado de Amares, convidando os fieis a abrirem o coração, a porta das suas casas, das suas paróquias, dos locais de estudo, o sofrimento, a Cristo, pois é Ele e não o Bispo o centro da Visita Pastoral.

No final da saudação, citando o Papa Francisco, interpelou a encarar o novo Ano Litúrgico como uma «possibilidade de crescer no conhecimento do ministério de Cristo, imergindo no mistério da Sua páscoa, na Esperança da Sua vinda».

A Assembleia Diocesana decorreu no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, e contou com a presença já do novo bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, que será apresentado na Arquidiocese de Braga no dia 5 de dezembro, assim com de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga.

A sessão iniciou-se com uma coreografia alusiva à parábola do Bom Samaritano, apresentada por alunos do Colégio D. Diogo de Sousa.


Autor: Jorge Oliveira