twitter

Mundial 2022. Grupo técnico da FIFA exemplifica "inteligência" de Cristiano Ronaldo

Mundial 2022. Grupo técnico da FIFA exemplifica "inteligência" de Cristiano Ronaldo
Fotografia

Publicado em 26 de novembro de 2022, às 12:24

Entre os vários aspetos, foi analisado o aumento de penáltis nesta edição do Mundial, ‘pormenor’ em que exemplificaram com Cristiano Ronaldo.

A utilização do videoárbitro (VAR) e a inteligência dos avançados, em que é dado o exemplo de Cristiano Ronaldo, ‘ajudaram’ a um maior número de grandes penalidades no Mundial 2022 de futebol, considerou o Grupo de Estudo da FIFA.

Depois de concluída a primeira jornada da competição, o grupo técnico da FIFA, com os ex-futebolistas Sunday Oliseh e Faryd Mondragón, o treinador Alberto Zaccheroni, e Chris Loxton, líder do grupo de análise e informação sobre o rendimento, avaliou as evoluções técnicas nas seleções e nos jogadores, e situações de jogo.

Entre os vários aspetos, foi analisado o aumento de penáltis nesta edição do Mundial, ‘pormenor’ em que exemplificaram com Cristiano Ronaldo, que ‘ganhou’ a falta que deu origem ao primeiro golo de Portugal diante do Gana (3-2).

“Deve-se à inteligência dos avançados, de Cristiano Ronaldo, por exemplo. Podemos dizer o que quisermos, mas é uma questão de inteligência e foi inteligente”, explicou o grupo técnico, em alusão ao penálti cometido sobre Ronaldo pelo defesa ganês.

Para este grupo, o Mundial2022 tem demonstrado aspetos diferentes dos outros, desde logo em função da época do ano e de ser quase num mesmo local, sem o habitual desgaste a que as equipas estão sujeitas, com muitos quilómetros.

“Os futebolistas têm apenas metade de minutos [jogados na época] em comparação com outros Mundiais, em que chegam com a época terminada e isso vai ser um ponto chave para todas as equipas. O clima também importa, que é a uma temperatura ideal, e estão sempre no mesmo hotel”, justificou Faryd Mondragón.

Condições que facilitam o rendimento dos jogadores, “especialmente da América do Sul, sempre obrigados a grandes viagens”, de acordo com a explicação ainda do antigo guarda-redes colombiano.

Segundo os dados já disponíveis, o grupo técnico ressaltou o “aspeto físico” neste Mundial, com os jogadores mais num plano similar, com menor cansaço: “vemos que estão mais agressivos, com força, e exercem o dobro, triplo ou quádruplo da pressão”.

Nos próximos dias a FIFA irá debruçar-se sobre o tempo de descontos nos jogos, uma matéria em que Oliseh entende que tem sido adequada às paragens e substituições, de cinco jogadores.


Autor: Agência Lusa