twitter

Oposição acusa maioria na Câmara de Caminha de «brincar com erário público»

Oposição acusa maioria na Câmara de Caminha de «brincar com erário público»
Fotografia

Publicado em 25 de novembro de 2022, às 14:25

Em causa está a encomenda de um parecer de 20 mil euros para o pavilhão multiusos.

A oposição na Câmara Municipal de Caminha acusou esta sexta-feira a maioria socialista de «brincar com o erário público». Em causa está a encomenda de um parecer de 20 mil euros para o pavilhão multiusos que decidiu não construir.

«Não entendemos o porquê desse parecer se já revogou [o contrato para a construção do Centro de Exposições Transfronteiriço (CET)] (…) Não estamos a falar de um parecer de mil ou dois mil euros. Estamos a falar de 20 mil euros. Isto é, no mínimo, surreal», afirmou Liliana Silva, vereadora eleita pela coligação “O Concelho em Primeiro” (PSD/CDS-PP/Aliança/PPM).

Contactada pela Lusa a propósito da notícia avançada pelo jornal Público sobre um contrato da Câmara de Caminha para a elaboração de um parecer, de 19 mil euros (mais IVA), depois de o executivo ter decidido, por unanimidade, a resolução do contrato de construção do CET, Liliana Silva considerou «não fazer qualquer sentido» aquela decisão. «Este CET, a brincar, a brincar, já fez com que a Câmara de Caminha deitasse fora mais de 400 mil euros. Isto é brincar com o dinheiro dos caminhenses», salientou Liliana Silva.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, justificou a elaboração do novo parecer com o «compromisso» que assumiu perante o executivo municipal. «Seja qual for o resultado, pode ser-nos útil na estratégia jurídica a seguir em diante», adiantou.

No dia 16, a Câmara de Caminha aprovou, por unanimidade, a resolução do contrato promessa de arrendamento para fins não habitacionais celebrado, em 2020, entre o ex-presidente daquela autarquia e ex-secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves, e a sociedade comercial por quotas Green Endogenous, de Ricardo Moutinho, para a construção do CET.Segundo o Público, Rui Lages assinou na segunda-feira um contrato com uma sociedade de advogados que tem como objeto a elaboração de um parecer sobre uma matéria que já foi decidida por proposta do próprio autarca. O parecer jurídico, que vai custar 19 950 euros (mais IVA), foi encomendado à Sérvulo & Associados e deverá ser emitido no prazo de 30 dias por Rui Medeiros, professor da Universidade Católica e sócio daquela sociedade de advogados.

O anúncio do pedido de parecer foi feito por Rui Lages, em reunião camarária, no passado dia 2.Nessa sessão, além do parecer, o autarca informou o executivo municipal que o promotor Ricardo Moutinho estava disponível para pagar uma caução ou fazer uma hipoteca para construir o CET, o que nunca aconteceu e que motivou a resolução do contrato aprovada pelo executivo municipal no dia 16.Na ocasião, Rui Lages adiantou que iria «acionar os mecanismos legais para que a Câmara Municipal tenha em seu poder o dinheiro que foi adiantado a título das rendas do 25.º ano do contrato de aluguer do CET e de todos os demais procedimentos necessários».

Em abril de 2021, o município adiantou ao promotor uma verba de 369 mil euros para a concretização da obra, que nunca avançou e que está a ser investigada pelo Ministério Público (MP). Daquele montante, 300 mil euros serviram como adiantamento das rendas relativas ao 25.º ano do arrendamento e os 69 mil euros são relativos ao pagamento do IVA.


Autor: Redação/Lusa