Espaço do Diário do Minho

Objetivos exigentes

24 Nov 2022
António Costa

A temporada desportiva do SC Braga está dentro dos objetivos definidos em devido tempo. Porém, os adeptos querem cada vez mais e o próprio grupo de trabalho tende a desafiar-se e a tentar superar algumas barreiras complicadas.

Na liga portuguesa, como prova de regularidade, querem que o SC Braga ganhe quando joga bem, situação que facilita esse desiderato, e que, quando joga mal, os jogos sejam vencidos, mesmo que seja com dificuldade. Ora, nesta segunda situação ganha relevância o estatuto de cada clube e a influência que este pode exercer sobre as arbitragens, campo em que os bracarenses perdem facilmente para os outros competidores. Esta situação é de observação fácil nos jogos contra o Chaves ou Casa Pia, ambos perdidos em Braga, em que as arbitragens prejudicaram de modo claro os arsenalistas, mesmo que exista a lamentar o facto de em ambos os jogos ter existido uma ineficácia que se cruzou com incompetência em alguns momentos.

Na Taça de Portugal, o SC Braga continua em prova, tendo deixado pelo caminho os vizinhos geográficos de Felgueiras, fora, e de Moreira de Cónegos, em casa. Nada de anormal, portanto, mesmo tendo sido evidentes as dificuldades sentidas nas duas eliminatórias. Longe vão os tempos em que as equipas dos escalões inferiores eram castigadas com goleadas de modo regular pelas de escalão superior. A eliminatória seguinte proporciona, de novo, o dérbi maior do país, com o devido respeito pelos outros, com o Vitória SC a visitar a Pedreira, onde esta temporada já saiu vergado por uma derrota, que aconteceu tão tardia, como justa, na altura. Antevê-se um confronto a pedir que os Gverreiros do Minho estejam ao seu melhor nível, de modo a poderem prosseguir em prova.

A nível europeu foram atingidos os objetivos mínimos de continuar em competição, mesmo descendo da Liga Europa para a Liga Conferência, apesar dos dez pontos alcançados que representam, por norma, uma melhor posição classificativa. Segue-se uma eliminatória complicada, frente à Fiorentina.

A Taça da Liga começa, para os brácaros, no próximo sábado, com a receção ao Trofense. Depois, haverá uma deslocação ao Jamor, para defrontar o Casa Pia, que representa uma verdadeira incógnita, em função da boa temporada conseguida pelos gansos até ao momento e, ainda, existirá novo jogo na Pedreira frente ao Paços de Ferreira. Ora, se o apuramento no grupo exige competência, as dificuldades podem subir depois, uma vez que a eliminar segue-se um confronto fora com o vencedor do grupo onde está o Sporting, cujo vencedor defrontará, na meia-final, o que resultar do caminho onde se encontra o Benfica. Assim, a final pode ser mais um grande desafio para o SC Braga, que tem pela frente objetivos exigentes nas várias competições, que pedem uma equipa competente em campo, com o desejo vincado de não haver influência arbitral nas várias decisões.

Uma nota final para destacar Bê Martins, que foi coroado como melhor jogador do mundo de futebol de praia em 2022, na segunda vez em que um Gverreiro das Areias recebe tal distinção, depois de Jordan Santos em 2019. Este registo, de um jogador que várias vezes se confunde com o seu irmão gémeo Léo Martins, sublinha com clareza o sucesso do projeto que Bruno Torres lidera há alguns anos. É com prazer que felicito o melhor Bê do mundo do futebol de praia, desejando que o futuro possa oferecer mais distinções análogas a outros elementos.



Mais de António Costa

António Costa - 1 Dez 2022

O SC Braga estreou-se na fase de grupos da Taça da Liga, com a receção ao Trofense, da segunda divisão. Avisada pelos vários resultados negativos de equipas do primeiro escalão contra outras do segundo, a equipa de Artur Jorge foi em busca da felicidade e conseguiu o objetivo de vencer. Após os últimos resultados registados […]

António Costa - 17 Nov 2022

A vida desportiva em Braga está com os caminhos difíceis para os próximos tempos, a pedir uma equipa competente e um trabalho árduo de todo o grupo. Assim, pode ser que esta pausa, destinada à presença das seleções no Mundial do Catar, ajude na consecução de um rumo que conduza ao sucesso. A liga portuguesa […]

António Costa - 10 Nov 2022

Os tempos mais recentes desta época desportiva têm sido amargos para os braguistas e constituem motivo de preocupação para toda a Legião, especialmente nos jogos da liga disputados em casa. O estádio bracarense tem sido, em muitas ocasiões, uma autêntica fortaleza para o SC Braga, mas os últimos dois jogos, frente a Chaves e Casa […]


Scroll Up