Fotografia: DR

Costa anuncia aumento das bolsas do Ensino Superior

O Governo vai avançar com um reforço extraordinário em 25 milhões de euros para as instituições de Ensino Superior.

Redação/Lusa
24 Nov 2022

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira um reforço extraordinário em 25 milhões de euros para as instituições de Ensino Superior. Foi anunciado ainda um aumento de 10% das bolsas para os estudantes, com mais cinco pontos percentuais para os alunos deslocados.

O líder do executivo prometeu, no Teatro Thalia, em Lisboa, na abertura de uma sessão dedicada ao Dia Mundial da Ciência, «uma atenção especial, nesta fase difícil, em que o mundo, a Europa e Portugal enfrentam uma fase inflacionista grave». «Afeta o funcionamento das instituições, a capacidade de as famílias manterem os seus filhos a estudar e dos próprios se manterem a estudar. Por isso, já com o devido acordo do ministro das Finanças [Fernando Medina], pode anunciar-se que haverá um reforço extraordinário das instituições de Ensino Superior no total de 25 milhões de euros», disse.

Também de acordo com o primeiro-ministro, além dos 25 milhões de euros destinados a aumentar a capacidade de as instituições de Ensino Superior fazerem face à subida dos custos com a energia, «haverá ainda um reforço extraordinário do aumento de todas as bolsas em 10%, mais cinco pontos [percentuais] na atribuição das bolsas para os alunos deslocados». «E há um aumento de 50% para os bolseiros Erasmus. Queremos criar melhores condições para que mais alunos possam continuar a estudar e para que as instituições do Ensino Superior possam continuar a desenvolver o seu trabalho de formação de recursos humanos e de investigação», acrescentou.





Notícias relacionadas


Scroll Up