twitter

Municípios esperam conseguir fechar acordo na ação social até ao fim do ano

Municípios esperam conseguir fechar acordo na ação social até ao fim do ano
Fotografia

Publicado em 22 de novembro de 2022, às 17:25

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses afirma que os municípios ainda não desistiram de cumprir prazo previsto para a entrada em vigor da delegação de competências.

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou esta terça-feira que tudo está a ser feito para que se cumpra o prazo da transferência de competências na ação social, que entra em vigor a 01 de janeiro.

“Nós fecharemos o nosso trabalho. Estamos a trabalhar afincadamente para que seja tudo possível até ao dia 01 de janeiro”, afirmou a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, que falava aos jornalistas após uma reunião do Conselho Diretivo daquela associação.

Questionada pela agência Lusa sobre se será possível cumprir o prazo previsto para a entrada em vigor da delegação de competências para os municípios na ação social, a responsável realçou que os municípios ainda não desistiram de cumprir esse prazo.

Segundo Luísa Salgueiro, a questão, neste momento, não se trata de “um problema de posições políticas”, mas de “tempo para aprofundar a análise de informação” de que os municípios dispõem nesta área.

A presidente da ANMP referiu que o Governo fez chegar ainda esta terça-feira uma proposta para acordo na área social, sendo necessário agora algum tempo por parte dos municípios para analisar os dados apresentados, acreditando que o assunto possa ser fechado na próxima reunião do Conselho Diretivo.

Luísa Salgueiro referiu que, relativamente à descentralização na educação, “está tudo tratado no que diz respeito às refeições, ao transporte das crianças com necessidades educativas especiais e ao equipamento”.

“Na saúde, ficou estabilizado e concordámos que o mapeamento dos equipamentos a requalificar e o rácio de viaturas ficará só concluído a 31 de março [de 2023]. Portanto, acolhemos aquilo que estava proposto pelo Governo”, acrescentou.


Autor: Agência Lusa