Fotografia: Luís Filipe Silva

Meia Maratona de Famalicão tem novo percurso à procura de novos recordes

A organização prevê que a oitava edição da Meia Maratona de Famalicão junte 3 mil atletas no domingo.

Luís Filipe Silva
22 Nov 2022

A 8.ª edição da Meia-Maratona de Famalicão, que se realiza no próximo domingo, às 09h30, tem bastantes novidades.

A prova foi ontem apresentada nos Paços do Concelho, onde foi anunciado um novo percurso,mais rápido e mais propenso para que novos recordes sejam batidos, e que contempla uma grande fatia de quilómetros no tecido urbano, deixando de lado a famosa subida em Telhado, que costumava fazer mossa no pelotão.

Outra inovação para a edição deste ano será o aumento de 6 para 10 km da mini-maratona e caminhada, num opção conjunta entre a Runporto, que organiza a prova, e a Câmara Municipal de Famalicão.

«Esta mudança vai melhorar o evento, já que esta corrida vai passar a fazer parte do calendário nacional das corridas de 10km», explicou Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto.

Por seu turno, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, Pedro Oliveira, justificou esta opção com  as opiniões de quem fazia a caminhada e mini-maratona «e que já achavam a distância de 6km curta».

Sobre a alteração do percurso, Jorge Teixeira é de opinião que «vai ser mais espectacular e propício a que se possam bater recordes».

«Passa pelo centro histórico da cidade, mas também pela periferia, numa mistura de ambiente urbano e rural», explicou.

Pedro Oliveira corroborou igualmente esta decisão também  com a necessidade de melhorar o que já foi conseguido nas sete edições anteriores.

«Podermos tornar a prova mais rápida seria um motivo válido para ela ser cada vez mais atrativa no futuro. Para isso, teríamos que ter um percurso mais plano do que aquele que tínhamos, e para conseguir isso precisávamos sair daquela parte final, em Telhado. Nesse sentido, temos a integração de mais quilómetros no centro urbano», sublinhou.

2.700 inscritos

Até ontem estavam inscritos 2.700 participantes no evento e a organização espera ter 3 mil atletas a correr no domingo.

Jorge Teixeira disse também haver a possibilidade de anunciar até lá a participação de um nome sonante do atletismo nacional.

A edição deste ano da Meia-Maratona de Famalicão  vai para a estrada já no próximo domingo, dia 27 de novembro e tem partida marcada para as 09h30 na Avenida Brasil e chegada no Parque de Estacionamento junto ao Citeve.





Notícias relacionadas


Scroll Up