Fotografia: DR

Escola Secundária Sá de Miranda celebra 186 anos com entrega de prémios e novos projetos

A entrega de prémios de mérito e de excelência foi distribuída por duas cerimónias, que decorreram ambas no teatro da Escola.

Carla Esteves
18 Nov 2022

A Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, celebrou, esta quinta-feira, o Dia da Escola, assinalando a data com duas sessões de Entrega de Prémios de Mérito e de Excelência. O 186.º aniversário desta escola foi também assinalado com projetos que demonstraram o trabalho que, ao longo deste ano letivo, tem vindo a ser desenvolvido nesta instituição de ensino icónica da cidade.

A diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Margarida Antonieta da Rocha e Silva, disse ao Diário do Minho que «a entrega dos prémios de mérito e excelência sintetiza o trabalho que os alunos desenvolveram no ano anterior».

«É também uma demonstração de orgulho para os próprios alunos, mas também para as suas famílias e para os professores, constituindo um reconhecimento da comunidade educativa pelo trabalho desenvolvido».

A entrega de prémios de mérito e de excelência foi distribuída por duas cerimónias, que decorreram ambas no teatro da Escola, sendo que a primeira das quais teve lugar às 16h00, e premiou os alunos que frequentaram em 2021/2022 o 3.º ciclo e o 10.º e 11.º anos. Seguiu-se às 18h00, a cerimónia dos alunos do 12.º  ano, que foram premiados pelo seu mérito escolar.

Segundo Margarida Antonieta, o número de alunos que sobem ao palco tem vindo a crescer de ano para ano, o que bem demonstra o empenho dos estudantes e a excelência do trabalho desenvolvido no Agrupamento.

«Este é um ano em que estamos a viver a “normalidade” em sala de aula, privilegiando o convívio entre os alunos. E só este fator já é muito positivo porque a pandemia foi muito lesiva para as crianças e jovens em particular, e a escola não tem apenas um papel de educação, mas também de socialização  com os adultos e com os pares», afirmou, acrescentando que «este ano sentimos que tínhamos um trabalho acrescido porque há alunos que têm que trabalhar a parte social», apontou a responsável.

Da parte da manhã, a comunidade educativa marcou a efeméride com o corte do bolo, tendo igualmente sido assinalado o Dia da Filosofia, com uma conferência de Manuel Curado.

Semana Europeia de Redução de Resíduos 

Margarida Antonieta salientou igualmente o facto de ter arrancado, esta semana, um vasto trabalho no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos com diversas ações. A Semana, que decorre sob o tema “Têxteis Circulares e Sustentáveis” incluiu um Mercado De Oportunidades,  a criação, num tear, de um painel criativo usando resíduos têxteis,  e a realização de ações de limpeza na escola e na zona envolvente

«Este trabalho tem sido desenvolvido sempre com o objetivo de motivar os nossos alunos ao não desperdício e à reciclagem, inserindo-se também no âmbito da comemoração do Dia da Escola», explicou a diretora.

Paralelamente, o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda tem vindo a desenvolver diversos projetos, cujo reconhecimento tem sido crescente na comunidade, incluindo o projeto CLIL (Content and Language Integrated Learning), que nasceu  no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda da assunção da promoção de uma educação multicultural e multilinguística como essencial para todos os alunos.

Uma vez que o Agrupamento tinha  já experiência em projetos europeus, implementados em anos anteriores e em funcionamento, como o Erasmus + e eTwinning, este projeto tem sido acarinhado por toda a comunidade.

Pretende-se com este projeto um ensino diferenciado, de qualidade e que vá ao encontro das reais necessidades da sociedade, perspetivando uma visão mais alargada dos sentidos da educação no século XXI. É neste enquadramento e no sentido de promover a aprendizagem em línguas estrangeiras, que se pôs em prática desde o ano letivo de 2019/2020, a Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua, inicialmente numa turma de 7.º ano de escolaridade da escola sede.

Destaque também para o projeto Inov@Sá, que tem como objetivo a promoção da inovação em contexto pedagógico e da melhoria das aprendizagens através da integração de dinâmicas/jogos didáticos e tecnologias no ensino de línguas estrangeiras.

A Escola Secundária Sá de Miranda celebra durante todo o dia de ontem 186 anos, uma vez que o Liceu de Braga foi criado por Passos Manuel em 1836, no reinado de D. Maria II, no âmbito da Reforma da Instrução Pública.





Notícias relacionadas


Scroll Up