twitter

Enfermeiros iniciam esta quinta-feira greve de quatro dias

Enfermeiros iniciam esta quinta-feira greve de quatro dias
Fotografia

Publicado em 17 de novembro de 2022, às 09:28

A paralisação vai decorrer entre as 8h00 e a meia noite.

Os enfermeiros iniciam esta quinta-feira uma greve de quatro dias convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para exigir a contagem de pontos nas carreiras e a paridade com os licenciados da Administração Pública. A paralisação vai decorrer entre as 8h00 e a meia noite dos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro, sendo que no dia 18 os enfermeiros se juntam à greve da Função Pública.

Dirigentes deste sindicato entregaram na terça-feira no Ministério da Saúde um pedido de continuação do processo negocial com o Governo e anunciaram greves em protesto contra a «discriminação negativa» dos enfermeiros, diz à Lusa o presidente do SEP, José Carlos Martins. «O Ministério da Saúde continua a não assumir claramente o pagamento de retroativos desde 2018 e a não corrigir as injustiças relativas. Não há qualquer justificação para que o Ministério não assuma claramente isto», explica José Carlos Martins.

Segundo José Carlos Martins, «os funcionários públicos foram posicionados e receberam (retroativos) desde janeiro de 2018». No entanto, no caso dos enfermeiros «o Ministério da Saúde atrasou quatro anos esta contagem de pontos e agora diz que é muito dinheiro e que não pode pagar desde 2018».

No dia 9 de novembro, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, explicou à Lusa que cerca de 20 mil enfermeiros serão abrangidos pelo descongelamento da progressão salarial negociada com os sindicatos, com o pagamento dos retroativos a janeiro deste ano e a «subida de uma ou de duas posições remuneratórias». Ao mesmo tempo, o SEP pede equidade salarial com os licenciados da Função Pública.

O dirigente sindical argumenta que o Governo e o Ministério da Saúde «discriminam» os salários dos enfermeiros «ao terem uma remuneração inferior aos outros licenciados da função pública», algo que não acontecia desde 1991. Lembra também que, em janeiro de 2022, a posição remuneratória dos licenciados foi valorizada e a dos enfermeiros não. O SEP assegura que vai cumprir os serviços mínimos e explica que as restantes estruturas sindicais não se juntam às greves dos dias 17, 22 e 23 de novembro.


Autor: Redação/Lusa