Fotografia: DM

Crianças levam bonecos ao Hospital e “combatem” o medo da “bata branca”

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, decorre até sábado no Hospital de Braga.

Rita Cunha
16 Nov 2022

Uma boneca com dores de barriga porque comeu “coisas más”, um unicórnio que caiu e magoou a cabeça e um urso que teve de levar uma vacina. Estes foram apenas algumas das várias queixas dos “pacientes” fora do comum que o Hospital de Braga começou hoje a receber numa área especialmente dedicada ao Hospital dos Bonequinhos, a funcionar até sábado.

O percurso das crianças compreendeu todos os serviços e espaços de prestação de cuidados de saúde do Hospital. Tendo como ponto de partida a Triagem, onde é definido o grau de gravidade da “doença” do boneco, as crianças passaram depois pela ala da Medicina Dentária, onde foram sensibilizadas para os cuidados a ter com os dentes, podendo mesmo colocar em prática a escovagem numa dentadura gigante.

Já na Imagiologia, os “doentes” previamente rastreados puderam fazer Raio-x ou ecografias para apurar as lesões e, em Farmácia, foram administrados medicamentos diversos, consoante as patologias. Na zona das Análises Clínicas, as crianças puderam perceber como se tira sangue e se manuseia o tubo depois da coleta. Na da Nutrição, aprenderam a distinguir os alimentos “bons” dos “menos bons”.

Na área da Psicologia – uma novidade introduzida nesta 15.ª edição -, foi feito um jogo que ajuda a distinguir as emoções e, por fim, na ala da Cirurgia, foi possível “operar” um “urso” gigante, podendo ver os seus órgãos.

Se algumas crianças se mostravam apreensivas à entrada, depressa essa etapa foi ultrapassada à medida que foram interagindo e participando nas atividades. «Não sou eu que estou doente. Só vim por causa do meu boneco», começou por alertar uma menina, com receio que lhe administrassem uma “injeção”.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]

Veja mais abaixo algumas das imagens desta manhã:





Notícias relacionadas


Scroll Up