Fotografia:

Municípios do Minho apostam no turismo para dinamizar a economia da região

Melgaço, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Barcelos apostam na presença no 23.° Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que termina este domingo em Ourense.

Luísa Teresa Ribeiro
13 Nov 2022

Melgaço marca presença no Xantar com um stand próprio, depois de anos de ausência, traduzindo assim uma aposta na promoção da gastronomia e dos vinhos do concelho no mercado galego.

«O turismo é um setor estratégico para Melgaço, por isso temos vindo a fazer um trabalho muito importante a esse nível», revelou o vice-presidente da autarquia, José Adriano Lima, ao Diário do Minho.

O responsável autárquico com os pelouros da Economia e Turismo adiantou que este setor vindo a «ganhar dimensão», com o Município a apostar em aprofundar a relação com Ourense, através da presença neste certame enogastronómico, mas também em eventos como o salão de desporto e turismo ativo Sportur ou a feira de termalismo e bem-estar Termatalia. 

O vereador refere que Ourense é um mercado relevante para Melgaço, daí o município estar a dar a conhecer o potencial do território enquanto destino gastronómico e de turismo ligado à natureza.

Em cada dia do certame, o stand de Melgaço tem em destaque um restaurante do concelho, para além da degustação de vinho, fumeiro, queijo, mel, compotas, infusões e águas.

Viana destaca torta e Loureiro

A torta certificada de Viana do Castelo e os vinhos Loureiro são os protagonistas em destaque no stand da “princesa do Lima”, onde não faltam referências aos seus monumentos e tradições.

Luís Moura Serra, do serviço de Turismo de Viana do Castelo, reconhece a importância dos mercados de proximidade para a dinamização deste setor, embora destaque o crescimento da procura por parte de países mais distantes, entre os quais os EUA.

Relativamente ao número de visitantes, diz que a Páscoa e o verão foram períodos com muita procura, estando o concelho a ultrapassar os valores de 2019, que foi um ano excelente para o turismo da região.

Ponte de Lima combate sazonalidade

A gastronomia é sempre um bom motivo para visitar Ponte de Lima, mesmo na época baixa, por isso está em destaque no stand limiano no Xantar.

Nuno Brandão Abreu, do Turismo de Ponte de Lima, explica que a estratégia para este certame passa pela divulgação dos produtos do Mercado Agrolimiano, designadamente vinho, enchidos, mel e doçaria.

Este técnico refere que o concelho é muito procurado pelos galegos, mas o esforço de promoção tem de ser contínuo, também no sentido de combater a sazonalidade. 

«Ponde de Lima tem algumas caraterísticas que atraem os turistas, mas este trabalho que fazemos de promoção nas feiras, tanto a nível nacional como internacional, têm que continuar para nos mantermos na linha da frente», afirma.

Barcelos promove sete prazeres da gastronomia

Barcelos leva a Ourense a divulgação dos “Sete Prazeres da Gastronomia”, uma iniciativa que convida os visitantes a provarem o melhor das iguarias do concelho ao longo de todo o ano.





Notícias relacionadas


Scroll Up