Fotografia: DM

Esposende chama peregrinos para o Caminho de Santiago

Esposende lançou um guia com toda a informação útil relativa ao concelho para ajudar os peregrinos.

Luísa Teresa Ribeiro
12 Nov 2022

Esposende está a promover o Caminho Português da Costa na 23.º edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre até amanhã em Ourense, no sentido de consolidar o crescimento sustentado deste traçado que atravessa o território do concelho.

A presença de Esposende está hoje em destaque no certame galego, com um dia dedicado ao município. O programa inclui a presença do vereador do Turismo, Sérgio Mano, a animação do recinto pela mascote Pedrinhas e a degustação de produtos locais no stand do concelho.

Esposende faz assim a ligação à temática do Xantar, centrada na gastronomia dos Caminhos de Santiago, promovendo este atrativo que atravessa o concelho, ao mesmo tempo que divulga os produtos locais de excelência, ao abrigo do programa ESLOCAL, um projeto de incentivo à produção e consumo de produtos endógenos.

José Costa, do Turismo de Esposende, adianta que os dados mostram que o Caminho Português da Costa está a ser «um sucesso», uma vez que é um trajeto marcado pela beleza das paisagens e pela menor exigência física das suas etapas em comparação com outros traçados.

No sentido de proporcionar um bom acolhimento aos peregrinos, Esposende lançou um guia com toda a informação útil relativa ao concelho, que vai desde o alojamento à restauração, passando por serviços como oficinas de bicicletas, farmácias ou hospitais.

No Xantar, num stand onde há a referência às artes da pesca e à revitalização do junco, os visitantes da feira são informados sobre todos os recursos que o concelho possui e incentivados à descoberta da gastronomia local, onde não falta o peixe, com destaque para o robalo, a lampreia e o polvo, e a doçaria, com as cavacas e as clarinhas de Fão. Os vinhos do concelho, uma cerveja artesanal e os laticínios também estão em destaque.





Notícias relacionadas


Scroll Up