Fotografia:

Formação juntou escuteiros de Braga, Amares e Terras de Bouro

INDABA teve o tema “CNE, serviço de amor aos outros”.

Redação
10 Nov 2022

A Junta de Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português promoveu o INDABA com o tema “CNE, serviço de amor aos outros”, uma atividade formativa para os adultos (dirigentes e candidatos a dirigente) que orientam as crianças e jovens escuteiros. Este momento formativo contou com cerca de 56 elementos de 11 agrupamentos dos diferentes arciprestados de Braga, Amares e Terras de Bouro.

O tema escolhido teve como base a edição de 2021, indo assim de encontro às expetativas e necessidades de formação dos adultos do CNE. Segundo o CNE, a atividade realizou-se no Apeadeiro – Centro Escutista de Braga e contou com uma formação sobre mística e simbologia de cada uma das secções (lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros). 

Conscientes que “O escuta é alegre” seguiu-se um momento de aprendizagem de gritos e aplausos que fácil e rapidamente podem ser aplicados nas reuniões e atividades escutistas. Após o jantar, foi momento de celebrar “Uma vida a servir”, agradecendo o serviço de três dirigentes do Núcleo de Braga ao longo de 25 anos. «Foi um momento em que pretendemos reconhecer e agradecer o trabalho voluntário e a entrega destes dirigentes durante 25 anos».

O dia formativo terminou com uma reflexão, orientada pelo padre Tiago Varanda, sobre a oração e a sua importância na vida do adulto escuteiro. «Numa partilha orientada, foi possível interiorizarmos a importância do cuidado da vida interior e vida de oração de cada um de nós. Acreditamos assim que os dirigentes e candidatos a dirigente, enriquecidos pelos conhecimentos e partilhas, conseguirão desempenhar melhor a missão de educadores católicos», lê-se num texto enviado ao Diário do Minho. 





Notícias relacionadas


Scroll Up