Fotografia: Arquivo DM

Minho quer conquistar espanhóis com gastronomia e vinhos

Municípios da região marcam presença em salão internacional em Ourense.

Luísa Teresa Ribeiro
8 Nov 2022

A gastronomia, os vinhos e as propostas turísticas do Minho vão estar em destaque no 23.º Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre entre quarta-feira e domingo, na Expourense, em Ourense, na Galiza. O certame conta com 165 expositores e cinco países representados, numa edição em que o foco se centra na gastronomia dos Caminhos de Santiago.

O Minho volta a marcar presença neste prestigiado evento, no ano em que a expetativa da organização é alargar o leque de visitantes a várias regiões de Espanha, graças à chegada do comboio de alta velocidade a Ourense. 

Para além da apresentação em Ponte de Lima, aquando do lançamento do programa “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, a Expourense esteve em Madrid e em Zamora a divulgar a iniciativa, sublinhando que a nova possibilidade de transporte rápido alarga o conceito de turismo de proximidade.

Ourense passou a estar a duas horas e 15 minutos de Madrid e a pouco mais de uma hora de Zamora, o que permite captar novos visitantes para o certame. Para tornar esta opção ainda mais atrativa, foi lançado um pacote turístico que inclui alojamento na cidade e a participação no Xantar.

Os municípios minhotos presentes no certame têm, desta forma, a possibilidade de chegarem ao amplo mercado espanhol, através do convite para que os visitantes do Xantar descubram o potencial enogastronómico da região. 

A lista de expositores com stands próprios inclui Braga, Vizela, Melgaço, Esposende, Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo, concelhos que se juntam à presença da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, considerada como «o principal parceiro estratégico» deste evento. 

Para além do Minho, a participação nortenha conta também com uma aposta significativa de Trás-os-Montes (CIM Alto Tâmega e Barroso, Vila Real, Alijó e Peso da Régua) e de municípios como Felgueiras, Maia ou Matosinhos.

O programa conta novamente com dias especialmente dedicados à promoção de territórios específicos, sendo que a CIM Alto Tâmega e Barroso vai estar em foco amanhã (dia 9), o Turismo do Porto e Norte de Portugal na quinta-feira (dia 10), Ponte de Lima na sexta-feira (dia 11) e Esposende e Vizela no sábado (dia 12).

Os sabores minhotos estão também em relevo no programa de atividades do certame, com o Município de Guimarães a promover ao longo do evento várias provas de vinhos (Quinta Pousada de Fora, Quinta da Cancela e Quinta de Sezim), harmonizados com os doces típicos do concelho.

Na quinta-feira, às 16h30, o Município de Viana do Castelo promove uma demonstração culinária dos “Sabores do rio Lima”, a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e às 18h15, uma prova dos vinhos Loureiro do Vale do Lima.

Sexta-feira, às 16h30, o Município de Ponte de Lima e a Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho proporcionam uma demonstração de Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, tendo como acompanhamento os vinhos do concelho.

O Galo Assado à Moda de Barcelos é o centro das atenções no sábado, às 19h00, com uma demonstração promovida pela Câmara Municipal de Barcelos.

O encontro de Confrarias Gastronómicas e Enófilas realiza-se na quinta-feira, estando já confirmada a presença da Confraria do Cordeiro à Moda de Pias (Monção), da Confraria da Vitela Assada a Moda de Fafe e da Confraria Gastronómica da Carne Barrosã, que integram o lote de instituições portuguesas no certame.





Notícias relacionadas


Scroll Up