Fotografia: Município de Barcelos

Barcelos vai ter um novo posto de apoio a peregrinos

Edifício no centro histórico está a ser recuperado para se tornar no Help Point do Peregrino do Caminho de Santiago.

João Pedro Quesado
8 Nov 2022

O município de Barcelos anunciou esta terça-feira a reabilitação de um edifício no centro histórico de Barcelos para a criação de um posto de informação e apoio aos peregrinos do Caminho de Santiago.

De acordo com o município, o edifício, construído no início do século XIX e encostado ao Solar dos Pinheiros, “reflete um inegável valor patrimonial devido à sua natureza arquitetónica e, sobretudo, pelo enquadramento com diversos monumentos nacionais” como o solar, as ruínas do Paço dos Duques de Bragança, a Igreja Matriz de Barcelos, o Pelourinho e os Paços do Concelho.

A empreitada, adjudicada em março de 2021, representa um investimento de 285.140,38€, sendo comparticipada com 242.369,32€ pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através do Programa Norte 2020. Deve estar concluída em 10 meses.

O “Help Point do Peregrino” será dotado de uma sala de receção e estar, zona de informação multimédia/internet, salas de apoio e instalações sanitárias. O município afirma que, “para tirar partido do logradouro e dos vãos existentes, será construído um passadiço, que permitirá usufruir de um pequeno jardim localizado nas traseiras do edifício e, em simultâneo, ter acesso direto para o jardim público situado sobre o parque de estacionamento subterrâneo”.

O edifício, que se encontra em ruínas, está inserido num terreno com cerca de 163 metros quadrados. Tem dois pisos acima da cota de soleira, uma área de implantação de 123 metros quadrados e uma área bruta de construção de aproximadamente 246 metros quadrados. O logradouro tem cerca de 40 metros quadrados.





Notícias relacionadas


Scroll Up