Fotografia: ANEPC

“A Terra Treme” esta quarta-feira

O exercício de sensibilização para o risco sísmico dura um minuto.

Redação e Agência Lusa
8 Nov 2022

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na quarta-feira a 10.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme”.

Segundo a ANEPC, ‘A Terra Treme’, que está marcado para quarta-feira às 11h09, tem por objetivo mostrar à população o “que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”.

O exercício “compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

“A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar”, é sublinhado na nota.

A ANEPC pretende com a iniciativa alargar a reflexão e o debate em torno do risco sísmico e a participação no exercício a todos os setores da sociedade civil.

Os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção.

ANEPC promove também um evento principal na Escola Secundária de Caneças, concelho de Odivelas, no distrito de Lisboa.





Notícias relacionadas


Scroll Up