Fotografia: Avelino Lima

Orquestra Sinfónica Juvenil Chiquinha Gonzaga agradece a Braga a oportunidade de «ir mais além»

O grupo foi recebido esta tarde pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, nos Paços do Concelho.

Rita Cunha
3 Nov 2022

A Orquestra Sinfónica Juvenil Chiquinha Gonzaga, do Rio de Janeiro, foi hoje recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, tendo agradecido a oportunidade de «ir mais além» e conhecer a cidade, à qual se dará a conhecer esta noite, num espetáculo no Espaço Vita, com início às 21h00 e entrada gratuita.

«É para nós uma honra sermos recebidos com tanto carinho e generosidade numa cidade com a qual tenho uma relação estreita, já que foi onde nasci e onde aprendi as primeiras notas musicais. Na altura não poderia imaginar que isso me levaria ao Rio de Janeiro», começou por referir Priscila Bonfim, pianista e maestrina da Orquestra.

Também a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), Moana Martins, expressou «gratidão» aos bracarenses pela receção calorosa. «Vivemos desafios de uma realidade bastante dura e estar aqui com vocês a viver tantas coisas é muito bom», disse, informando que o IBME trabalha em todos os lugares onde haja meninos e meninas que desejem entrar neste mundo da música, incluindo favelas. «Todos precisam de uma oportunidade e temos tido a alegria de ter pessoas na nossa caminhada que nos dão a coragem de seguir em frente. Obrigada por nos fazerem ir mais além», disse.

O presidente da Câmara Municipal de Braga deu as boas-vindas ao grupo composto por alunas de escolas públicas do Rio de Janeiro e lembrou a ligação que Braga tem com o Brasil, país com o qual tem vindo a estabelecer relações institucionais em diversas áreas, estando o concelho geminado com outras localidades brasileiras, não esquecendo colaborações ao nível económico e até mesmo turístico. A tudo isto junta-se o facto de 8% da população de Braga ser oriunda do Brasil.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up