twitter

Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva inaugura sede

Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva inaugura sede
Fotografia

Publicado em 30 de outubro de 2022, às 15:31

A nova sede nasceu fruto de um protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitiu apoiar as obras de remodelação.

Anova sede do GRECANE – Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva foi inaugurada ontem na presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

No seu interior, pode ser vista a exposição “Um Mar de Tradições”, implementada no âmbito da candidatura Valorização da Aldeia de Mar.

Na sessão de inauguração, o autarca destacou o papel das associações culturais como o GRECANE, a quem elogiou pelo «trabalho riquíssimo com projeção local, no concelho, no país, mas também internacional».

A nova sede, localizada no edifício do antigo centro de saúde, é «a demonstração da capacidade de como em conjunto – o GRECANE, a Junta de Freguesia e o Município – conseguiram interpretar um percurso de 48 anos de história e de tradições», evidenciou Luís Nobre.

A nova sede nasceu fruto de um protocolo de cooperação e apoio financeiro que permitiu apoiar a realização das obras de remodelação das suas instalações, no valor de cinquenta mil euros.

Na cerimónia, foi também inaugurada uma mostra de cariz etnográfico, que aborda os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense, comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta freguesia.

A exposição pretende divulgar um vasto legado etnográfico e cultural ligado ao mar e às suas gentes, através da valorização da cultura marítima e do potencial endógeno associado às variáveis de identidade, cultura, hábitos e costumes, tal como a pesca, o artesanato e o folclore.

Entretanto, no próximo sábado, 5 de novembro, Castelo do Neiva recebe, entre as 12h00 e as 16h00, a mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”, com produtos do mar e animação variada.

O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais.


Autor: Redação