twitter

Clero de Guimarães/Vizela prepara novo ano litúrgico

Clero de Guimarães/Vizela prepara novo ano litúrgico
Fotografia

Publicado em 30 de outubro de 2022, às 19:36

Arcebispo de Braga presidiu ao encontro.

Oclero do arciprestado de Guimarães e Vizela realizou, no dia 26 de outubro, o seu primeiro encontro a caminho de um novo ano pastoral, agora em consonância com o início do ano litúrgico. Presidiu à sessão o Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro.

«Em preparação para tão significativa passagem, colocamos, sinodalmente, Cristo no centro da nossa história e planos pastorais paroquiais», indicou o padre Miguel Rodrigues.

Os trabalhos tiveram por base a mais recente carta pastoral de D. José Cordeiro, “Juntos, somos Igreja sinodal samaritana. Onde há amor, aí habita Deus”.

Segundo o sacerdote, o clero refletiu, questionou e partilhou, junto do Arcebispo, «anseios, dificuldades, sonhos, caminhos e interpelações para o futuro» da diocese e comunidades.

Como fazer sinodalidade? Como caminhar com os jovens rumo às JMJ? Como viver o ano litúrgico? Que lugar à escuta e formação?, foram algumas questões abordadas. sobre

«Com alegria, colocámo-nos apressadamente a caminho, sem demora, como Maria na visitação a todos os que clamam sem cessar. Sem soluções, mas com caminhos, na esperança de que Deus a todos nos iluminará e dará o Espírito Santo transformador», acrescentou o padre José Cordeiro.

Os padres reunidos neste encontro recordaram os sacerdotes falecidos e deram graças por todos os que celebraram 50 e 60 anos de sacerdócio, não deixando de acolher aqueles que, recentemente, chegaram através da Congregação do Verbo Divino.


Autor: Redação