twitter

Coesão e bem-estar da população no topo das prioridades do Cávado

Coesão e bem-estar da população no topo das prioridades do Cávado
Fotografia

Publicado em 25 de outubro de 2022, às 11:57

O Conselho Consultivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado definiu as opções estratégicas para novo plano de ordenamento do território.

Os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado elegeram a coesão territorial, a competitividade da região e o bem-estar da população como as grandes orientações estratégicas que a sub-região quer ver consignadas no novo Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte.

A posição conjunta assumida pelas câmaras municipais de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde foi assumida na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Cávado realizada no passado dia 17 de outubro, em que também participaram Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte CCDR-N), bem como Graça Fonseca, coordenadora no Núcleo de Integração de Políticas Territoriais da CCDR-N, e a professora doutora Teresa Sá Marques, da Universidade do Porto.

«A reunião consistiu, num primeiro momento, na divulgação do ponto de situação dos trabalhos em curso para a elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte (PROT-NORTE). Posteriormente, foi apresentado um conjunto de ambições e expectativas que os municípios pretendem ver explanadas em sede daquele instrumento de planeamento», revelou o Gabinete de Comunicação da CIM do Cávado, em comunicado enviado ao Diário do Minho.

O documento refere também que «houve ainda oportunidade para os membros do Conselho Intermunicipal do Cávado refletirem sobre as ambições e expetativas para o território do Cávado e, consequentemente, para cada um dos seus municípios em sede de revisão dos Planos Diretores Municipais).

Ainda segundo o comunicado, o Conselho Intermunicipal da CIM do Cávado avaliou também «a pertinência destes instrumentos de planeamento face às diversas opções estratégicas de desenvolvimento regional, que promovem a sustentabilidade da coesão territorial, a competitividade da Região Norte e o bem-estar da sua população, no âmbito do próximo período de programação» do Norte 2030 – Programa Operacional da Região Norte.


Autor: Joaquim Fernandes