Fotografia: DR

Benfica e Sporting no topo dos clubes mais formadores

Benfica é o segundo clube da Europa que formou mais jogadores que estão no ativo nas 31 primeiras ligas europeias, enquanto o leões são a equipa que formou mais jogadores que estão no ativo nos chamados ‘big-5’.

Redação / Lusa
24 Out 2022

O Benfica é o segundo clube da Europa que formou mais jogadores que estão no ativo nas 31 primeiras ligas europeias de países membros da UEFA, com 73, numa lista que tem o Ajax a liderar com 85 e o Dinamo Kiev a fechar o ‘top 3’, com 72, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES).

Para o CIES, apontam-se como clubes de formação «aqueles em que os futebolistas jogaram pelo menos três anos entre as épocas dos seus 15 aos 21 anos de idade».

O Sporting aparece no 10.º lugar, com 58 jogadores, e o FC Porto ocupa o 17.º posto, com 48.

O CIES analisou os campeonatos de Portugal, Turquia, Grécia, Chipre, Roménia, República Checa, Israel, Escócia, Polónia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Sérvia, Rússia, Bulgária, Bielorrússia, Noruega, Suíça, Finlândia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Croácia, Países Baixos e Eslovénia, além dos ‘big-5’.

No mesmo estudo, o CIES indica que o Sporting é o clube europeu, fora das cinco principais ligas europeias, que formou mais jogadores que estão no ativo nas big-5.

Segundo o CIES, os leões têm 24 jogadores, com passagem pela sua formação, a competir nessas provas.

Olhando apenas às «big-5», os leões surgem também em terceiro (70), mas atrás de Barcelona (84,1) e Real Madrid (100).

O Benfica é o líder da I Liga, com 28 pontos, com mais seis que o FC Porto – a turma de Roger Schmidt bateu, no Estádio do Dragão, por 0-1, no jogo de abertura da 10.ª jornada da I Liga – e o SC Braga que, domingo, venceu, na Amoreira, o Estoril (0-2).





Notícias relacionadas


Scroll Up