Fotografia: DR

Morreu a «Mãe da Solidariedade» de Terras de Bouro

A Câmara Municipal decretou três dias de luto.

19 Out 2022

A Câmara Municipal de Terras de Bouro deu esta tarde conta do falecimento da Comendadora Maria Adelaide de Freitas Soares. Com 96 anos, é descrita pela autarquia como a «Mãe da Solidariedade» do município.

«Neste dia em que o Concelho de Terras de Bouro vê partir esta GRANDE SENHORA e MERITOSA Terrabourense, a Câmara Municipal, apresenta à família as mais sentidas CONDOLÊNCIAS e decreta três dias de luto em sua memória», adianta a Câmara, em comunicado. Natural de Covide, no concelho de Terras de Bouro, Maria Adelaide de Freitas Soares deu origem, desde 1976, à Obra das Mães e ao Centro de Educação Familiar. Já em 1982, criou o Centro Social de Covide.

«Sempre entusiasmada com o desenvolvimento da terra, a preservação dos usos e costumes, as atividades ligadas à agricultura e funções artesanais, quis consolidar, com a criação da Associação Pedras Brancas em 1993, essas atividades e o escoamento dos produtos, tendo também como preocupação maior a empregabilidade e fixação da população», descreve a Câmara Municipal. «Com o seu grande espírito de entrega às causas e desprendimento dos bens materiais, deu origem, em 1996, à Fundação Calcedónia – Fundação para o Desenvolvimento Rural, tendo para isso disponibilizado todo o seu património», acrescenta.

Maria Adelaide de Freitas Soares foi condecorada com o Grau de Oficial da Ordem de Mérito a 6 de março de 1998, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.





Notícias relacionadas


Scroll Up