twitter

GNR apreende quase dez toneladas de sardinha pescada ilegalmente em Esposende

GNR apreende quase dez toneladas de sardinha pescada ilegalmente em Esposende
Fotografia

Publicado em 19 de outubro de 2022, às 09:37

Os mestres das embarcações incorrem numa coima que pode ir até aos 37 500 euros.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Matosinhos apreendeu esta terça-feira, no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), em Esposende, 9 954 quilos de sardinha, com o valor presumível de 59 724 euros.Em comunicado, a força de segurança refere que, na operação, foram identificados os mestres das duas embarcações de pesca costeira, por pesca ilegal, e elaborados os respetivos autos de contraordenação.

A GNR explica que, no âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à pesca comercial ilegal e à proteção de áreas marinhas protegidas, foram detetadas duas embarcações de cerco a pescar dentro da área marinha do PNLN.Os mestres das duas embarcações, dois homens de 55 e 58 anos, incorrem numa coima que pode ir até aos 37 500 euros.A operação foi desenvolvida pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha e do Núcleo de Proteção Ambiental de Matosinhos.

A GNR lembra que os recursos marítimos «devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria». «O PNLN possui um dos mais elevados índices de biodiversidade do país. A criação de uma área marinha protegida no PNLN tem como objetivos, entre outros, a conservação da biodiversidade marinha, a conservação dos habitats associados ao ecossistema estuarino, a recuperação das populações de espécies exploradas comercialmente e a exploração sustentada dos recursos haliêuticos», remata.


Autor: Redação/Lusa