twitter

Aprovada requalificação do túnel da Avenida em Braga

Aprovada requalificação do túnel da Avenida em Braga
Fotografia

Publicado em 17 de outubro de 2022, às 17:08

A obra deverá avançar no início de 2023.

A Câmara Municipal de Braga aprovou esta segunda-feira o lançamento do concurso público, por 4,6 milhões de euros, para a requalificação do túnel rodoviário da Avenida, no centro da cidade. A obra deverá avançar no início de 2023.

A intervenção visa a substituição dos revestimentos das paredes laterais do túnel e potenciar incrementos de segurança e conforto dos seus utilizadores, mediante a instalação ou substituição integrada de um conjunto de infraestruturas.O túnel rodoviário, com uma extensão de 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro da Cidade (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.

Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, o túnel, segundo a Câmara de Braga, «nunca sofreu qualquer intervenção de fundo», tendo apenas sido alvo de «pequenas intervenções de conservação e manutenção». «Com a intervenção agora proposta, a Câmara pretende não apenas reabilitar, mas modernizar o túnel, através da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem, substituição dos revestimentos das paredes e muros, substituição das infraestruturas elétricas, dos sistemas de ventilação e desenfumagem, dos sistemas de segurança e deteção de incêndio, da rede de iluminação pública e atualização da rede de combate a incêndios», acrescenta a autarquia.

A requalificação inclui ainda a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de controlo e contagem de tráfego.O prazo de execução será de 250 dias.


Autor: Redação/Lusa