Fotografia: Moreirense FC

Moreirense é o primeiro minhoto a entrar em ação na Taça de Portugal

A turma de Moreira de Cónegos recebe, sexta-feira, o UD Vilafranquense, também da II Liga, pelas 15h30.

Redação / Lusa
12 Out 2022

FC Porto, Benfica e Sporting vão estrear-se na presente edição da Taça de Portugal de futebol diante de adversários da Liga 3, numa terceira eliminatória que já contará com a participação de todas as equipas primodivisionárias.

Em vésperas do ‘clássico’ FC Porto-Benfica, a luta pelo título nacional terá uma pausa este fim de semana, para os encontros da prova ‘rainha’, cuja terceira ronda terá início com o Olhanense-BSAD, na sexta-feira, e fechará com a deslocação dos ‘dragões’ ao distrito de Aveiro, no domingo.

Se os ‘azuis e brancos’, que em maio ergueram o troféu, depois de vencerem o Tondela, se estreiam na competição, o Anadia, atual oitavo classificado da Série A da Liga 3, chega a esta eliminatória depois de ultrapassar um adversário que milita na mesma série do terceiro escalão, o Fafe (2-1).

FC Porto, que soma 18 Taças de Portugal, e Anadia apenas por uma vez se cruzaram oficialmente, há 50 anos, quando os portistas afastaram os anadienses nos 16 avos de final da Taça, ao golearem por 8-0, na temporada 1971/72.

Contudo, o primeiro dos ‘grandes’ a entrar em ‘cena’ será o Benfica, que no sábado vai às Caldas da Rainha defrontar o vice-líder da Série B da Liga 3, o Caldas, que na ronda anterior surpreendeu o Sporting da Covilhã, da II Liga, por 3-0, levando ao afastamento do treinador Leonel Pontes nos serranos.

Os ‘encarnados’, recordistas de troféus (26), não vencem a prova desde 2017, tendo perdido as finais de 2020 e 2021, enquanto na época passada foram afastados pelo FC Porto nos oitavos de final. Já o Caldas tem como melhor desempenho a presença numas meias-finais, em 2017/18, então eliminado pelo Desportivo de Aves, que viria a conquistar o troféu.

O Sporting (17 troféus) entra em campo no domingo e vai repetir o confronto da quarta eliminatória da época passada, frente ao Varzim, mas desta vez deslocando-se à Póvoa, para jogar com o ‘vice’ da Série A do terceiro escalão e ainda invicto esta temporada.

Os poveiros já passaram por duas eliminatórias, ultrapassando Vila Meã e Feirense, tendo agora pela frente um ‘leão’ que venceu a Taça pela última vez em 2019 e que não atua na Póvoa do Varzim desde 2003, quando os varzinistas ainda jogavam na I Liga.

O Sporting de Braga joga no reduto do Felgueiras, enquanto o Vitória de Guimarães vai a Vila Nova de Gaia jogar com o Canelas 2010 e o Rio Ave visita o Oliveira do Hospital, com mais quatro encontros entre Liga 3 e I Liga: Amora-Estoril Praia, Vitória de Setúbal-Paços de Ferreira, Fontinhas-Arouca e Vilaverdense-Portimonense.

Outro antigo campeão da prova, o Boavista, visita o Machico, do quarto escalão, o mesmo nível em que jogam o Valadares Gaia, anfitrião do Desportivo de Chaves, e o Serpa, que recebe o Gil Vicente.

Da II Liga, o Tondela, finalista da época passada, recebe o primodivisionário Santa Clara, e o Mafra, semifinalista eliminado pelos tondelenses em 2021/22, será anfitrião do Marítimo, enquanto o Trofense mede forças com o Famalicão e o Penafiel com o Vizela.

Os três resistentes dos distritais jogam com adversários de nível superior: o Courense recebe o Camacha (L3), o Oriental visita o Académico de Viseu, da II Liga, e o Sporting de Pombal joga em Pero Pinheiro (CP).

Sexta-feira, 14 out:

Olhanense (CP) – BSAD (II), 15:00

Moreirense (II) – Vilafranquense (II), 15:30

Amora (L3) – Estoril Praia (I), 20:45





Notícias relacionadas


Scroll Up