Fotografia: CM Viana do Castelo

Arquivo municipal de Viana do Castelo disponibiliza milhares de documentos online

Milhares de documentos estão agora disponíveis de forma gratuita para os cidadãos.

Redação/Lusa
6 Out 2022

A Câmara Municipal de Viana do Castelo informou esta quinta-feira ter sido colocado online a página do Arquivo Municipal. Ficam assim disponíveis para consulta gratuita dos cidadãos «alguns milhares de documentos, sendo constantemente alimentada e atualizada com nova informação».

Em nota enviada às redações, a autarquia adianta que a página disponibiliza «um conjunto de informação variado, que inclui dois mil postais, 1 600 fotografias e cerca de 300 livros de atas». O arquivo municipal da capital do Alto Minho, acrescenta a nota, «é o primeiro do século passado e o segundo no contexto nacional, dado que o de Lisboa data de 1863, a disponibilizar a sua documentação ao público, desde 3 de novembro de 1912, agregado à Biblioteca Pública Municipal», sendo que o «documento mais antigo data de 1262 e corresponde a um pergaminho que regista a troca com o Bispo de Tui para a fundação de Viana».

Segundo a autarquia, o Arquivo Municipal de Viana do Castelo possui um «valiosíssimo espólio», entre eles, dois documentos assinados por Fernão Lopes, patriarca de historiadores, guardador das escrituras do tombo e chaves delas, de quem se conhecem apenas vinte certidões por ele emitidas: 1437, junho, 25, Lisboa – Treslado das Inquirições de 1258 referentes a Viana; 1437, junho, 26, Lisboa – Treslado do foral que o rei D. Afonso III concedeu ao concelho de Viana.





Notícias relacionadas


Scroll Up