Fotografia: DR

Pintura de S. Francisco é hoje apresentada no Convento de Real

A apresentação marca o fim da iniciativa cultural “Pintar Francisco”

Redação
4 Out 2022

Hoje, na Igreja de São Francisco de Real, em Braga, pelas 20h45, terá lugar a sessão pública de apresentação da pintura de S. Francisco de Assis, da autoria do artista português Rúben Ferreira. A apresentação marca o fim da iniciativa cultural “Pintar Francisco”, desenvolvida pelos Amigos do Convento, e será presidida pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro. A pintura será colocada na Igreja de São Francisco, que integra o Convento de S. Francisco de Real, tendo-se optado simbolicamente, por concluir a ação na data em que se celebra o Santo.

«[Esta] foi a primeira atividade dos Amigos do Convento no âmbito da sua missão, a qual no dia 4 de outubro de 2021 teve o seu começo oficial e na data em que este ano se celebra o Santo, simbolicamente, termina. Em grande medida, envolveu a comunidade bracarense – e não só – na angariação de fundos com vista à aquisição de uma pintura da figura de São Francisco de Assis, em óleo sobre tela (45x60cm), para oferta à Paróquia de São Jerónimo de Real», referiu em comunicado a entidade cultural criada no âmbito do projeto da empreitada de requalificação do Convento São Francisco de Real e da Capela de São Frutuoso.

Acrescenta o documento que «a obra de arte, destinada a ficar exposta de modo permanente na Igreja de São Francisco, atual igreja paroquial e em tempos idos do Convento, foi pintada, em Londres, pelo artista português Rúben Ferreira».

«O traço distintivo da ação Pintar Francisco, que foi acarinhada pelos Franciscanos Portugueses e que mereceu a bênção apostólica do Papa Francisco, residiu no facto de ninguém poder doar mais do que 50 cêntimos de Euro, o que, face aos 2500 Euros orçados pelo artista para a realização do trabalho, implicou, à partida, a participação de 5000 pessoas», sublinham os promotores da campanha. 





Notícias relacionadas


Scroll Up