Fotografia: DR

Ponte da Barca recria tradições com a Festa das Vindimas

Na tarde deste domingo faz-se a tirada do vinho, que se segue à pisada da noite de sábado.

José Carlos Ferreira
2 Out 2022

A vila de Ponte da Barca recebe este fim de semana mais uma edição da já tradicional Festa das Vindimas.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Ponte da Barca e pela Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, começou na passada sexta-feira, dia 30 de setembro, e termina hoje, dia 2 de outubro, com uma programação recheada de tradições.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca salienta que, com esta Festa das Vindimas 2022 pretende-se, fundamentalmente, retratar o ciclo que caracteriza as vindimas numa região fortemente ligada aos costumes vinícolas.

A mesma fonte realça ainda que o Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais é novamente o palco onde está a decorrer a festa,  que conta com a participação de várias associações concelhias que, na Feira das Tasquinhas e Artesanato, fazem jus à gastronomia barquense com os pratos típicos desta região e a excelência dos vinhos de Ponte da Barca, assim como aos produtos artesanais produzidos no concelho.

No que diz respeito à programação da Festa das Vindimas, a Feira das Tasquinhas e Artesanato abriu ontem as portas ao público às 10h00 e, já da parte da tarde, a partir das 15h30, foi realizada uma recriação do “Cozer do Pão”.

Ainda no dia de ontem, a partir das 21h00, o programa viveu um momento especial, ou seja, foi realizada uma pisada das uvas, onde não faltaram as concertinas e os cantares tradicionais associados a este momento tão importante do ciclo das vindimas.

A fechar a noite, a partir das 22h00, subiu ao palco o grupo musical Raízes, com os seus temas da música tradicional portuguesa.

A Festa das Vindimas prossegue hoje, domingo, dia 2 de outubro.

Mais uma vez, a Feira das Tasquinhas e Artesanato abre às 10h00. E, às 15h30, depois da pisada da noite anterior, segue-se a tirada do vinho.

Meia hora mais tarde, pelas 16h00, acontece o desfile dos ranchos folclóricos do concelho que, a partir das 16h30 vão atuar no recinto da Festa das Vindimas.

Esta edição de 2022 da Festa das Vindimas, depois de dois anos de paragem, encerra pelas 20h00 de hoje.





Notícias relacionadas


Scroll Up