twitter

Celorico de Basto avança com processo de revisão do PDM

Celorico de Basto avança  com processo de revisão do PDM
Fotografia

Publicado em 02 de outubro de 2022, às 14:09

O processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Celorico de Basto avança agora para uma nova fase, de reuniões setoriais.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto realizou a primeira reunião plenária da comissão consultiva da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), onde foi apresentada a primeira versão do documento estratégico para apreciação e validação.

Em comunicado, a autarquia refere que aquela comissão consultiva é constituída pelas entidades públicas que tutelam os diversos interesses setoriais a salvaguardar, incluindo representantes dos concelhos vizinhos e da Assembleia Municipal.

Na sessão, «a maioria das entidades presentes emitiu parecer favorável ou favorável condicionado, recomendando retificações ou melhorias aos elementos apresentados» relativos à revisão do PDM, refere a mesma nota.

Ainda de acordo com a mesma informação municipal, o processo de revisão do PDM de Celorico de Basto avança agora para uma nova fase dos trabalhos, durante a qual serão realizadas reuniões setoriais, separadamente, com as diversas entidades que apontaram aspetos a corrigir, para discutir com maior detalhe os diversos temas. Após essa fase será apresentada uma proposta do PDM mais desenvolvida e realizada a segunda reunião plenária, destinada à votação final pelas entidades, seguindo-se um período de discussão pública. A versão final do PDM será aprovada pela Assembleia Municipal e publicada no Diário da República.

A segunda revisão em curso é extraordinária, tendo em consideração que o PDM em vigor foi publicado em 2014, e decorre da obrigatoriedade de adaptação à alteração do regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial que estabelece novos critérios para classificação do solo como urbano ou rústico e qualificação em diversas categorias funcionais de acordo com o seu uso dominante.


Autor: Redação