Caminha tem em curso a revisão do Plano de Emergência e Proteção Civil
O autarca sublinhou a importância do trabalho em conjunto e de forma coordenada com Juntas de Freguesia, Comissões de Baldios, ICNF, Bombeiros e Sapadores Florestais.
O presidente da Câmara de Caminha anunciou ontem que está em curso a revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Município.
Rui Lages falava na apresentação das duas novas Equipas de Intervenção Permanente. O Município conta agora com quatro equipas de profissionais.
As quatro equipas de profissionais aquarteladas nos bombeiros de Vila Praia de Âncora e Caminha, implicam a mobilização de cerca de 170 mil euros/ano por parte da Câmara Municipal.
O autarca sublinhou a importância do trabalho em conjunto e de forma coordenada com Juntas de Freguesia, Comissões de Baldios, ICNF, Bombeiros e Sapadores Florestais, com o objetivo de «cuidar e salvaguardar a nossa floresta e a nossa população».
Rui Lages destacou a gestão equilibrada e sustentável praticada no baldio, que classificou mesmo como «futurista».
Referiu, a propósito, a plantação de 15 hectares de castanheiros, a gestão de combustíveis com recurso a pastorícia com ovelhas (20 no momento) e cabras bravas (50 nesta altura) e a dois cães de guarda de rebanhos.
A isto junta-se a opção pela energia de fonte renovável (solar), com 6 painéis solares já colocados que alimentarão toda a exploração.
Acresce a videovigilância nas 24 horas, em tempo real, diurna e noturna com câmaras de infravermelhos, sendo também um auxílio à vigilância, com principal incidência na época crítica para a ocorrência de incêndios florestais.
Em projeto há ainda um parque de visitas para as escolas e público em geral.