Fotografia: DR

António Franco Alexandre vence Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes

A distinção, no valor monetário de 12500 euros, vai ser entregue no dia 24 de Outubro, Dia do Município de Ponte da Barca.

Redação
2 Out 2022

O vencedor da primeira edição do Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes já é conhecido, e é atribuído ao livro “Poemas”, a António Franco Alexandre.

A distinção, no valor monetário de 12500 euros, vai ser entregue no dia 24 de Outubro, Dia do Município de Ponte da Barca. 

A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri constituído por Cândido Oliveira Martins, José Manuel de Vasconcelos e Rita Patrício que, nesta primeira edição, a título excecional, contemplou obras saídas nos anos de 2019, 2020 e 2021.

Recorde-se que o Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes com a coordenação da Associação Portuguesa de Escritores e com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponte da Barca, pretende conferir uma maior divulgação do poeta barquense, Diogo Bernardes que é um dos mestres da nossa literatura clássica, e destina-se a galardoar anualmente uma obra em português e de autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição, obras completas de poesia ou antologias poéticas de autor. 

O vencedor desta primeira edição, António Franco Alexandre nasceu a 17 de junho de 1944, em Viseu. Fez os seus estudos académicos nas áreas de Matemática e Filosofia em França, primeiro, em Toulouse, depois em Paris, e nos EUA, em Harvard. Após o seu regresso a Portugal, em 1975, é convidado para professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou até meados de 2009.

Embora se tenha estreado como poeta ainda na década de 60, é sobretudo a partir da publicação de “Sem Palavras nem Coisas”, em 1974, que a sua obra se afirmou. Uma voz incontornável no nosso panorama literário, são suas algumas das obras mais significativas da poesia portuguesa contemporânea, com vários prémios alcançados.





Notícias relacionadas


Scroll Up