Fotografia:

Junta de Gualtar quer que festas de S. Miguel continuem a crescer

As Grandes Festividades em Honra de S. Miguel contam este sábado, dia 1 de outubro, às 17h, com a saída da Rusga de S. Miguel em direção à Igreja Nova.

Rita Cunha
1 Out 2022

As festividades em honra de S. Miguel na freguesia de Gualtar têm vindo a crescer e a Junta acredita que este ano será o retomar da normalidade, esperando-se a presença de milhares de pessoas como aconteceu no último ano antes da pandemia.

Perspetivando o futuro, o presidente da Junta tem já algumas ideias que permitam juntar a festa ao Dia da Freguesia [que se assinalou na quinta-feira, dia 29] . «Penso que é agora que esta festa vai voltar a ter espaço. Está em crescimento, queremos que cresça ano após ano e que seja celebrada de forma mais digna, com momentos em que vamos estar com a comunidade, premiar algumas pessoas e instituições numa cerimónia. Vamos evoluir também desse ponto de vista solene e continuar a fazer crescer as festas alargando o espaço. Queremos que seja um momento marcante na freguesia e encontrar um modelo para ser continuado, juntando o dia da freguesia e o do padroeiro», sublinhou, acreditando que esta evolução será «interessante».

Para João Vieira, estas festividades em honra de S. Miguel têm um «impacto muito grande» junto da população local «porque se comemora Gualtar, as nossas associações, os nossos grupos e todas as dinâmicas que fazem parte da comunidade».

Estas festas são «recentes» na comunidade, tendo sido interrompidas pela pandemia, o que gera uma «expectativa» junto das pessoas. 

«Nas duas ocasiões em que saiu à rua, a população aderiu muito bem, tendo estado presentes milhares de pessoas. A comunidade envolveu-se, a Comissão de Festas também faz donativos para que a festa seja cada vez mais importante», salientou.

Por tudo isto, e porque a altura do ano em que as festas decorrem é propício ao bom tempo, o presidente da Junta de Freguesia acredita que existem «todas as condições» para crescer ainda mais. 

«Queremos que seja um momento de mobilização da freguesia de Gualtar e não só, chegando também às vizinhas», sustentou, em declarações ao Diário do Minho.

As Grandes Festividades em Honra de S. Miguel contam este sábado, dia 1 de outubro, às 17h, com a saída da Rusga de S. Miguel em direção à Igreja Nova. Uma hora depois, tem início a missa verpertina. Às 22h00, atua a banda “Augusto Canário e Amigos”, estando agendada para a meia-noite uma sessão de fogo de artifício.  A noite termina com um Dj até às 02h00.

Amanhã, celebra-se às 08h00 a eucaristia na Igreja Nova. Às 11h00, é celebrada a missa solene em honra de S. Miguel e, às 16h00, começa a oração de vésperas e sermão, seguida da procissão. Às 18h00, começa o Encontro de Folclore, com três grupos.





Notícias relacionadas


Scroll Up