Fotografia: DR

Braga valoriza políticas de juventude na construção de cidades do futuro

Braga acolheu também a primeira Assembleia Geral da Rede de Capitais Europeias de Juventude.

Redação
1 Out 2022

Braga é o palco do encontro da Rede de Capitais Europeias de Juventude, que conta com a presença de especialistas internacionais da área da saúde e educação, representantes das cidades, profissionais activos no desenvolvimento do ecossistema juvenil urbano e líderes de organizações de juventude europeias.

Naquele âmbito, ontem, o presidente da Câmara de Braga participou na conferência ‘Cities.Youth.Future’ e destacou o importância das políticas de juventude «na construção das cidades do futuro». Ricardo Rio lembrou os desafios com que os decisores políticos se deparam para o desenvolvimento de uma estratégia integrada, dando como exemplo as medidas implementadas no concelho.

«De forma transversal e em colaboração com os agentes locais, Braga tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas áreas, replicando ainda as boas práticas a nível internacional. Não é por acaso que Braga foi Capital Ibero-Americana da Juventude, esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides”, na reactivação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projecto 100% Youth City”, referiu o autarca durante a sessão de abertura, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Braga acolheu também, ontem, a primeira Assembleia Geral da Rede de Capitais Europeias de Juventude, sessão que também contou com a presença do autarca bracarense, destacando que «a partilha de experiências com outras cidades» é fundamental para a implementação de políticas de juventude, Ricardo Rio lembrou que, nos últimos anos, Braga tem registado «uma forte participação internacional» em diversas organizações que levam a novas parcerias com outras cidades, sejam elas capitais da juventude ou não. A missão da Rede do Capitais Europeias da Juventude é desenvolver uma rede cooperativa e sustentável de cidades europeias que foram designadas como Capitais Europeias da Juventude pelo Fórum Europeu da Juventude, demonstrando solidariedade.





Notícias relacionadas


Scroll Up