Fotografia: DR

Arcebispo abre a porta a congresso eucarístico em honra do Padre Abílio

O anúncio foi feito nas comemorações dos 25 anos do arranque do processo de canonização do sacerdote que foi pároco de Este S. Mamede, no Arciprestado de Braga.

Joaquim Martins Fernandes
1 Out 2022

O Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro, anunciou a possibilidade de, em 2024, ser realizado um congresso eucarístico de homenagem ao Padre Abílio Gomes Correia. O anúncio foi feito nas comemorações dos 25 anos do arranque do processo de canonização do sacerdote que foi pároco de Este S. Mamede, no Arciprestado de Braga.

Em comunicado enviado aio Diário do Minho, o atual pároco de Este S. Mamede, cónego Avelino Amorim, deu nota que «D. José Cordeiro deixou em aberto a possibilidade de se realizar, no ano de 2024, um Congresso Eucarístico com expressão nacional, ou, pelo menos, arquidiocesana».

O compromisso foi assumido na homília da eucaristia festiva com que a comunidade paroquial recordou o antigo pároco. «Na sua Homilia, D. José Cordeiro sublinhou o contágio de Santidade em que viveu o padre Abílio Gomes Correia, referindo a proximidade temporal e geográfica e a participação nos Congressos Eucarísticos, com o Venerável Bernardo de Vasconcelos e a Beata Alexandrina», lê-se no comunicado enviado ao Diário do Minho.

Citado no documento, D. José Cordeiro afirmou que «o Padre Abílio tinha dentro de si uma força da natureza, mas uma força maior ainda, que vinha de dentro da Eucaristia».

«A exemplo deste Servo de Deus, devemos ir até ao fim, não desistir de viver na fé, na esperança e na caridade, para que o nosso coração esteja mais perto de Deus, vivendo a Eucaristia como centro de toda a nossa vida cristã», acrescentou o Prelado bracarense, que deixou em Este S. Mamede o desafio de «procurarmos seguir o legado» deixado pelo «incansável Apóstolo da Eucaristia». 

«Sejamos pessoas eucarísticas; procuremos que a nossa vida seja coerente com o que celebramos; e acreditemos fielmente na Eucaristia como o Sacramento dos Sacramentos, o Santíssimo Sacramento», vincou o Arcebispo Metropolitano de Braga.

No 25º Aniversário da introdução da causa de canonização do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia, a comunidade paróquia de São Mamede de Este manifestou «uma grande manifestação de amor e devoção a este Servo de Deus, com a celebração da eucaristia e dois momentos de oração pessoal e comunitária», revela o comunicado. 





Notícias relacionadas


Scroll Up