Fotografia: DR

GNR apreende em Viana meia tonelada de sardinha

Por excesso de captura.

Redação/Lusa
29 Set 2022

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, apreendeu, ontem, cerca de 500 quilos de Sardinha (Sardina pilchardus), no concelho de Viana do Castelo, foi ontem anunciado.

Em comunicado, aquela força refere que «no âmbito de uma ação de fiscalização no porto de pesca de Viana do Castelo, verificou-se que duas embarcações de pesca costeira excederam o limite diário de captura permitido por lei». «Após verificação e pesagem do pescado capturado por cada embarcação, constatou-se que cada uma delas capturou cerca de 250 quilos acima do permitido», salienta a nota da Unidade de Controlo costeiro. No decorrer da ação policial, foram identificados os mestres das duas embarcações, dois homens com 55 e 58 anos de idade e elaborados dois autos de contraordenação por ultrapassagem dos limites de captura legalmente fixados, sendo a infração punível com coima máxima de 37 500 euros.

A GNR salienta que «a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas».





Notícias relacionadas


Scroll Up