Fotografia: DR

Plano de Poupança de Energia recomenda ajustar horários da iluminação pública

As recomendações às autarquias, se cumpridas, farão com que as iluminações natalícias, entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, só estejam ligadas das seis da tarde até à meia-noite.

João Pedro Quesado
27 Set 2022

O Governo recomenda às autarquias que ajustem o horário de funcionamento da iluminação pública e desliguem a iluminação decorativa exterior a partir da meia-noite, e que a iluminação de Natal só esteja ligada entre as 18h e a meia-noite. O Plano de Poupança de Energia, publicado esta terça-feira, prevê nove medidas de poupança para a administração pública local e 13 para o sector privado e particulares.

Às autarquias é recomendado que o ajuste dos horários da iluminação pública e “dos níveis de iluminação”, procurando-se evitar que estejam ligadas durante o dia mas garantindo “a segurança dos cidadãos, a segurança rodoviária e a integridade patrimonial”. Do lado das medidas com investimento, fala-se na substituição da iluminação interior por tecnologia LED de alto desempenho energético e da implementação de sistemas mais eficientes.

Em medidas temporárias que se aplicam também às empresas – apesar de alguma diferença nas horas –, o Governo recomenda, em relação à iluminação dos edifícios, que a iluminação decorativa interior seja desligada às 22h no inverno e às 23h no verão, enquanto a exterior deve ser desligada sempre à meia-noite – com a salvaguarda das questões de segurança. A iluminação de faixas, lonas e restante publicidade tem um horário recomendado igual ao da iluminação interior dos edifícios e a iluminação de montras deve ser desligada quando os estabelecimentos são encerrados.

Também comum às autarquias e ao sector privado é a regulação das temperaturas dos equipamentos de ar condicionado a um máximo de 18ºC no inverno e um mínimo de 25ºC no verão, manter as portas e janelas fechadas quando estes equipamentos estão ligados, desligar sistemas de aquecimento e climatização no exterior e quando os edifícios estão desocupados.

Quanto às piscinas públicas, a temperatura da água nas piscinas cobertas deve ser regulada para os 26ºC e o aquecimento ambiente do espaço deve estar nos 28ºC. Já o caudal das torneiras e dos chuveiros deve ser ajustado “para assegurar as necessidades sem desperdício de água”.

No Plano, pode ainda ler-se a recomendação da adoção do teletrabalho – avaliando as poupanças energéticas de recorrer a esse regime.

A eficiência hídrica engloba ações como a redução da água utilizada em lavagens e nas descargas em sanitas, o controlo da pressão do sistema de distribuição pública, a redução do volume de água perdida na rede predial e a substituição de água da rede pública por água residual tratada para a lavagem de pavimentos, veículos, jardins, campos desportivos e de golfe e outros espaços verdes. 

A rega merece uma medida própria – quase inteiramente comum entre autarquias e privados –, que recomenda programar os sistemas para horas de menor evaporação – depois das 20h no verão e depois das 17h no inverno –, corrigir a orientação dos dispositivos para eliminar o desperdício, a utilização de sistemas gota a gota, o aproveitamento de águas da chuva e a plantação de espécies com baixa necessidade de rega e apropriadas ao clima.

A água é alvo de grande foco nos processos industriais, sobre os quais o Governo recomenda apenas ações com investimento, como substituição de equipamentos por outros de maior eficiência, a eliminação das perdas de água na rede de abastecimento, e a reutilização da água residual dos vários sistemas e processos noutros sistemas que necessitam de água.

Já nas campanhas de sensibilização está incluído o tema da mobilidade sustentável, recomendando-se a promoção de ações como a redução da velocidade máxima para 100 km/h, optar por alternativas a viagens aéreas de trabalho, promover as deslocações a pé, em mobilidade suave e nos transportes públicos e a adoção de planos de mobilidade sustentável quando há mais de 100 trabalhadores no mesmo local.





Notícias relacionadas


Scroll Up