twitter

“#BeActive” Portugal

O desporto tem dezenas de contextos diferenciados de expressão, diversas modalidades, tipologia distintas, mas com valores, objetivos e princípios idênticos.

A importância do Desporto na sociedade é significativa e tem vários quadrantes de intervenção relevantes: na saúde, na economia, na educação, na identidade dos países e no desenvolvimento global dos países. Há uma grande diferença entre Desporto e Atividade Física (AF), e apesar de existirem diferenças significativas entre as duas formas de expressão, definição e nos seus conceitos mais básicos, são muitas vezes erradamente colocadas no mesmo saco.

O último Eurobarómetro (2022) relativo à prática de Desporto e Atividade Física faz um retrato quase miserável do nosso país. Estamos abaixo da média europeia em todos os indicadores. Para se ter uma noção 7 em 10 pessoas do género masculino não pratica qualquer AF, enquanto que 80% da população feminina em Portugal, nunca pratica ou pratica raramente atividade física. Mais impressionante são os números dos portugueses acima dos 55 anos, pois 91% da população desta idade não faz qualquer tipo de atividade física, sendo que nos reformados este índice aumenta para 92%, em contraste com os 74% da média da comunidade europeia. Na faixa dos 15 aos 24 anos, sensivelmente 37% da população não realiza ou realiza raramente qualquer atividade física. Outro indicador que salta à vista refere-se à participação social em clubes: 82% da população não participa ativamente na vida dos clubes com atividades desportivas e AF recreativas, contra 69% da média europeia. São números difíceis para Portugal e exigem de todas as autoridades que trabalham nesta área uma reflexão profunda e estabelecer as medidas para incrementar a prática de atividade física regular a toda a população. Estes números refletem uma constatação empírica: existe uma lacuna grave na cultura desportiva da população portuguesa. Claro que nós vivemos numa monocultura futebolística, mas parece-me que muito lentamente a mentalidade está a alargar-se, mas há muito a fazer.

Neste sentido, a próxima semana (de 23 a 30 de setembro) reveste-se de uma importância maior para a sensibilização dos benefícios de uma prática desportiva regular, pois, por iniciativa da Comissão Europeia, comemora-se a Semana Europeia do Desporto (SED), e cujo principal objetivo é promover o desporto e a atividade física de todas as classes etárias e sociais. A cada dia existirá um tema central, dos imensos quadrantes de expressão do Desporto e das AF e em cada um desses dias abrirá a discussão dos pontos estratégicos de desenvolvimento. Tendo em conta do que passamos nos últimos dois anos e os números que caraterizam o cenário português, torna-se fundamental incentivar a população a uma prática desportiva regular e sistemática (federada, escolar e universitária), bem como, a prática de atividade física para a população em todas as idades.

As Escolas, terão no dia 30 de setembro, o momento de discussão e sensibilização para a prática desportiva em ambiente escolar. Começar a sensibilizar pelos mais novos poderá ser importante para a mudança pragmática do futuro.


Autor: Carlos Dias
DM

DM

23 setembro 2022