Fotografia: DR

Vinhos Verdes vão aumentar a produção

Região demarcada festejou 114 anos.

Luísa Teresa Ribeiro
22 Set 2022

A Região dos Vinhos Verdes vai registar um aumento da produção, num ano em que as adegas estão a receber uvas de altíssima qualidade.

O panorama da vindima, que está a decorrer a toda a força, foi traçado pela presidente da Comissão de Viticultura, na cerimónia de celebração dos 114 anos desta região demarcada e do bicentenário do nascimento do Conde Silva Monteiro, que decorreu, na passada segunda-feira, na Casa do Vinho Verde, no Porto.

Dora Simões afirmou que os Vinhos Verdes estão em contraciclo com quase todo o país, onde a maior parte das regiões vinícolas está «numa situação extremamente difícil, enfrentando secas terríveis e baixas de produção».

Parente as dificuldades que o setor enfrenta, a dirigente incentivou à capacidade de reinvenção da região para partir à conquista de mais mercados, para além dos 100 para os quais já exporta, e à diversificação da oferta, com vinhos que possam ver vendidos em categorias mais elevadas.

A cerimónia ficou também marcada pelo anúncio de que o historiador Joel Cleto vai ser o autor de uma edição comemorativa do bicentenário do nascimento do Conde Silva Monteiro, proprietário do Palacete Silva Monteiro, onde atualmente está a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, numa parceria entre esta instituição e a Municipal do Câmara do Porto.

Joel Cleto proferiu uma conferência sobre os 200 anos deste empresário, filantropo e político portuense da segunda metade de oitocentos e os 114 anos da região demarcada dos Vinhos Verdes, instituída pela publicação da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, perante uma plateia repleta de agentes do setor do vinho, de representes das Câmara do Porto e de Vila Nova de Gaia e do presidente da Entidade Regional de Turismo, Luís Pedro Martins, entre outras personalidades ilustres. A iniciativa incluiu momentos de harpa, a cargo do artista João Soares.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up