Fotografia: Município de Pinhel

Rainha das Vindimas é de Ponte de Lima

Segunda dama de honor é de Arcos de Valdevez.

Luísa Teresa Ribeiro
18 Set 2022

Luciana Meneses, representante do concelho de Ponte de Lima, foi eleita Rainha das Vindimas 2022 na final nacional do concurso, que decorreu ontem à noite, em Pinhel, numa iniciativa organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Oriunda de freguesia de São Martinho da Gandra, a limiana de 26 anos é investigadora da Universidade do Minho, instituição onde está a fazer o doutoramento em Engenharia Biomédica. É também treinadora de basquetebol no Basket Club Limiense, onde já foi jogadora.

Luciana Meneses foi eleita Rainha das Vindimas de Ponte de Lima a 13 de agosto, numa gala promovida pelo Município de Ponte de Lima em colaboração com a Associação Empresarial de Ponte de Lima e a Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Impôs-se agora a nível nacional entre 17 candidatas, numa competição na qual Filipa Costa, representante de Arcos de Valdevez, arrecadou o prémio de segunda dama de honor.

Do Minho, também tiveram candidatas a concurso os concelhos de Ponte da Barca, com Ana Luísa, e Viana do Castelo, com Madelena Caldas, dando assim impulso à aposta na promoção da casta Loureiro que está a ser feita em conjunto pelos quatro municípios do Vale do Lima.

Promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a eleição da Rainha das Vindimas inclui um conjunto de provas cujo objetivo é «sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural».

As candidatas são pontuadas pela apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista, um “convite enoturístico” para visita ao território que representam e desfiles em traje regional e vestido de gala.

A edição do próximo ano realiza-se no Douro, região escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023.





Notícias relacionadas


Scroll Up