twitter

TUB avançam com novo serviço de transporte flexível a pedido

TUB avançam com novo serviço de transporte flexível a pedido
Fotografia

Publicado em 17 de setembro de 2022, às 12:04

Transporte flexível a pedido da TUB serve estudantes com necessidades especiais.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) arrancaram, anteontem, com o serviço de Transporte Flexível a Pedido para assegurar a deslocação de estudantes com necessidades especiais para as escolas de referência.

Até ao final deste ano ou no início de 2023 vai avançar a generalização do serviço que permite requisitar o transporte através de agendamento prévio numa plataforma a ser criada para o efeito.

O anúncio foi feito ontem pelo administrador executivo dos TUB, na primeira sessão das conferências inseridas no Salão da Mobilidade de Braga, que também contou com os contributos de Sandra Vasconcelos Lameiras (ITS Portugal/OPT) e Manuel Paulo Teixeira (Transportes Intermodais do Porto).

Teotónio dos Santos explicou que a nova valência vem complementar a rede de transportes, permitindo responder a nichos de mercado que não são cobertos por carreiras regulares.

Este responsável adianta que o trabalho de preparação começou há cerca de quatro meses, de forma a que o transporte flexível a pedido estivesse a funcionar no início do ano letivo. A empresa é, assim, o operador de mobilidade que assegura a execução da competência que o Estado delegou na Câmara de Braga. O transporte está a ser feito de táxi, uma vez que há alunos de vários municípios, alguns dos quais percorrem 80 quilómetros.

Depois da operacionalização deste circuito, as energias vão centrar-se agora no alargamento do serviço à população de todo o concelho, complementando o serviço público de transportes.

Teotónio dos Santos explicou que um cidadão que more numa freguesia onde não há transporte noturno pode fazer o agendamento prévio da deslocação de ida e volta para o centro de Braga no horário solicitado, com um tarifário reduzido, que ainda está a ser estudado. «Não pode haver um autocarro a toda a hora, para todos os locais, mas pode haver soluções mais inteligentes, que ajudem a responder a nichos de mercado», afirmou.

O serviço vai ser assegurado por mini-autocarros, táxis ou outros parceiros, dependendo das necessidades de cada momento.

“School Bus”vai ser alargado

Apontando as medidas que os TUB têm introduzido para incentivar a utilização dos transportes públicos, com a consequente melhoria da mobilidade na cidade, o administrador da empresa municipal revelou que projeto “School Bus” vai ser alargado.

Teotónio dos Santos adiantou que está em curso a alteração da contratualização com a Câmara para que no início do próximo ano possa haver o “School Bus para todos”.

O projeto de interfaces a partir dos quais atualmente é feito o transporte dos alunos para as escolas do centro da cidade vai ser alargado, numa primeira fase, a todas as EB 2,3 do concelho.

Os TUB estão também a trabalhar para introduzir a bilhética digital e testar o pagamento dos bilhetes com cartão de crédito, para simplificar a aquisição dos títulos de transporte. Na calha estão igualmente melhorias na aplicação móvel e na disponibilização de informação em tempo real nas paragens e no telemóvel dos passageiros.


Autor: Luísa Teresa Ribeiro