Fotografia: IPCA

Plano Nacional para o Alojamento inclui duas residências do IPCA

As duas residências vão dar alojamento a 195 estudantes em Barcelos a partir de 2024.

João Pedro Quesado
17 Set 2022

O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) inclui financiamento para a construção de duas residências para estudantes em Barcelos. A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, assinou os contratos-programa esta sexta-feira.

Uma das residências estará integrada no complexo Barcelos Collaborative Research and Innovation Center (B-CRIC), que vai contar ainda com um edifício dedicado à investigação e inovação, e um auditório. O B-CRIC ficará localizado nos atuais limites do campus do IPCA em Barcelos.

A nova residência de estudantes, com capacidade de 133 camas, tem conclusão prevista para 2024. A segunda residência irá resultar da adaptação de um edifício já existente nas imediações do campus, e terá a capacidade para 62 camas que vão ser disponibilizadas já em 2023.

No final da sessão de assinatura dos contratos-programa do PNAES, que decorreu na Academia de Ciências de Lisboa, a presidente do IPCA referiu que, “depois de quase 27 anos de atividade, o IPCA vê finalmente este desejo concretizado de dispor de residências de estudantes”.

“Dentro de pouco tempo, o IPCA irá ter alojamento para os seus estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras”, acrescentou Maria José Fernandes.

Na sessão estiveram presentes António Costa, primeiro-ministro, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.





Notícias relacionadas


Scroll Up